TOP 8 maiores psicopatas da mitologia grega

de Gustavo Teixera 0

A maioria das pessoas já leu ou ouviu falar de pelo menos um mito ou personagem da mitologia grega em suas vidas, por exemplo, Zeus e Hércules. No entanto, a mitologia grega está cheia de pessoas com histórias tão absurdas que a promiscuidade sexual de Zeus e as façanhas de Hércules seriam consideradas relativamente comuns.

Ao ler sobre mitos gregos, devemos saber que eles viveram no mundo com esses contos. Esta lista traz os 8 personagens mais psicologicamente desajustados na mitologia grega:

1 – Circe

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega

Circe é como uma daquelas pessoas que realmente não precisam de desculpa para fazer coisas extremamente estúpidas, como transformar a tripulação de Ulisses em porcos. Outro feito terrível de Circe foi transformar Picus, um homem que a desprezava, num pica-pau. As crueldades de Circe não paravam por aí: uma vez, ela se apaixonou por Glauco, filho do Titã Cronos, mas descobriu que ele estava apaixonado por Cila, e para arruinar a vida deles, envenenou o mar em que a amada de Glauco se banhava. Quando ela entrou na água, cresceram seis cabeças em seu corpo e ela se transformou em um monstro.

2 – Medeia

Sobrinha de Circe, Medeia tinha a maldade na genética. Apaixonada por Jasão, ela ajudou a realizar o roubo do Velo do Ouro, que é a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo. Mas, após realizar o roubo, enquanto fugiam pelo mar, eles foram perseguidos pelo pai de Medeia, que era o rei de Cólquida.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_2

Para fazer seu pai parar de persegui-los, Medeia cortou seu próprio irmão em vários pedaços e os jogou no mar, assim o pai dela teve que parar para resgatar os pedaços de seu filho para lhe dar um enterro decente. Como se não fosse o suficiente, quando rei Pélias recusou entregar o trono para o seu amado Jasão, Medeia fez a cabeça das filhas do rei e as convenceu a cortar Pélias em vários pedaços e depois jogar esses pedaços em água quente.

3 – Tântalo

Tântalo era filho de Zeus, por isso, era constantemente convidado para o Monte Olimpo, a morada dos principais Deuses gregos. Certa vez, ele roubou os manjares dos Deuses, bem como o cachorro preferido de Zeus. Mas, ainda assim os Deuses lhe deram outra chance. Em outro banquete para qual foi convidado, Tântalo trocou a comida servida no banquete e trocou pela carne de seu próprio filho, Pélope, que havia matado para a ocasião.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_3

Quando os Deuses descobriram o verdadeiro alimento, Tântano foi morto, e, como punição, Zeus deu-lhe a vida e colocou-o no Tártaro, um local com muita vegetação, alimentos e água. Mas como parte da punição, ele foi condenado a viver com eterna sede e fome, visto que quando se aproximava para pegar água, ela escoava e ao erguer-se para pegar alimentos das árvores, os ventos os levavam para longe.

4 – Afrodite

Apesar de ser conhecida como a Deusa do Amor, Afrodite também tinha um lado maldoso e obscuro. Quem não a adorava recebia severa punições. Como no caso das mulheres da ilha grega Lemnos da parte norte do Mar Egeu, que por se recusarem a adorar Afrodite foram amaldiçoadas com um cheiro insuportável, fazendo que todos os homens fugissem delas.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_4

Outros contos apontam que foi Afrodite que fez Pasífae a se apaixonar por um touro e assim fazer nascer o Minotauro. Além disso, Afrodite foi apontada como responsável pelo início da Guerra de Troia, para fazer sofrer aqueles que não acreditavam na divindade da Deusa do Amor.

5 – Dionísio

Na mitologia grega, a mãe de Dionísio, foi morta por Hera quando ainda estava grávida dele, mas Zeus o resgatou e guardou dentro de si até quando o bebê estivesse totalmente formado e pronto para nascer. Passados alguns anos, Dionísio se tornou o Deus do vinho, e protetor daqueles que não pertencem à sociedade comum, simbolizando tudo o que é caótico, perigoso e inesperado.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_5

Um dia, Dionísio foi capturado por piratas que o desconheciam e achavam que não passava de um garoto rico. Como vingança, Dionísio transformou os piratas em golfinhos. Em uma outra ocasião, Dionísio foi para a cidade de Tebas, que era governada com seu primo, Penteu. Chegando lá, junto com os seguidores, que eram bêbados e arruaceiros, eles foram presos, pois Penteu não reconheceu seu primo. Como castigo, Dionísio fez que a família inteira de Penteu enlouquecesse e posteriormente se matasse.

6 – Hera

Hera era na mitologia grega, a Rainha dos Deuses. Conforme já dito, ela matou a mãe de Dionísio, dando sinais de ser uma psicopata. Ela era ciumenta e por isso muito perigosa. Ela jogou uma maldição em Leto, que estava grávida de Zeus, para que as crianças não pudessem nascer em terra e como se não bastasse, fez com que uma cobra gigante perseguisse a mulher.

maiores-psicopatas-da-mitologia-6

Além disso, Hera transformou Callisto, mulher por quem Zeus era apaixonado, em um urso, e cortou Dionísio, que era filho de Zeus em vários pedaços, somente pelo motivo de ser filho de seu amado.

7 – Íxion

Íxion era filho do Deus da guerra, Ares. Ele viveu uma vida tomando más decisões. Primeiro, se apaixonou por Dia, filha de Eioneu, e prometeu dar ao sogro seus cavalos em troca de sua mão.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_6

Mas ele não cumpriu o prometido, e Eioneu roubou seus cavalos. Íxion ficou irritado e construiu uma câmara incendiária camuflada em sua casa. Certo dia, ele convidou seu sogro para uma suposta reconciliação, mas na verdade ele jogou Eioneu nessa câmara e o matou queimado. Após esse ato terrível, Íxion foi renegado em todos os lugares e passou a viver como um mendigo.

Mas Zeus foi piedoso e o convidou para um banquete. Chegando lá, Íxion passou a flertar com a esposa de seu anfitrião, a Hera. Zeus percebeu e condenou Íxion a viver no Tártaro, sofrendo eternamente na roda de fogo.

8 – Cronos

Cronos, o Deus do tempo, era filho de Gaia e Urano, e era o titã mais jovem. Para se vingar das crueldades contra a família cometidas pelo seu pai Urano, Cronos o castrou e o matou. Após esse episódio, ele se tornou rei da terra e se casou com sua irmã Reia.

maiores-psicopatas-da-mitologia-grega_8

Certa vez, um Oráculo fez uma profecia que dizia que ele seria traído por um dos seus filhos, o que fez com que Cronos comesse todos os bebês que teve logo no nascimento. Mas, uma vez, Reia trocou um dos bebes por um pedaço de pedra enrolado no pano e salvou Zeus, que cresceu, se vingou e conseguiu salvar todos os irmãos, posteriormente, virando o Deus grego supremo.

[ Wonder List ] [ Fotos: Reprodução / Wonder List / Pixabay  ]

Jornal Ciência