TOP 7 coisas que seu ginecologista gostaria de dizer

de Julia Moretto 0

A ginecologia, vista como “a ciência da mulher”, trata especificamente do corpo feminino e de todas as suas características diferenciadoras – como útero, vagina, ovários e mamas.

Mesmo sua importância sendo explorada, algumas mulheres ainda sentem vergonha de tirar suas dúvidas com os especialistas.

Pensando nisso, conheça o outro lado da moeda: 7 coisas que os ginecologistas queriam dizer, mas nem sempre têm a oportunidade.

ginecologista-02

1 – Eles não vão julgar seus hábitos de higiene

Esses profissionais não reparam se você se depilou ou se tomou banho antes de ir à consulta.

2 – Vida sexual

O que o ginecologista precisa saber da sua vida sexual é se você tem um parceiro ou mais, se é homem ou mulher e se você se previne contra DST.

Essas informações vão fazer com que ele possa recomendar tratamentos específicos.

3 – Coceira

Caso tenha alguma coceira no órgão genital, conte ao especialista. Isso pode ocorrer devido à falta de higienização ou indício de uma doença – normalmente limpeza inadequada, seja por excesso ou falta.

Durante a menopausa esse problema também ocorre. Outros fatores como alergia, absorventes, protetores diários ou mesmo o sabonete também podem ser a razão.

4 – Candidíase

A infecção vulvovaginal é causada por um fungo. Esse problema pode ocorrer diversas vezes e normalmente resulta em bastante coceira, dor pélvica, incômodo durante a relação sexual e corrimento. Ela pode ser tratada por um antifúngico.

5 – Corrimento

Toda mulher tem corrimentos constituídos por bactérias e células mortas decorrentes da degradação natural do meio vaginal, responsável pela autorregulação da região.

Quando um novo ciclo menstrual ocorre, o aspecto muda, e por isso é importante que cada mulher saiba identificar sua secreção natural.

6 – Confiança

Como durante as consultas você trata de assuntos delicados, a melhor saída para que se sinta à vontade é procurar um profissional em quem confie. A recomendação de amigas pode ser bem útil na busca.

7 – Consultas

É importante ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo bem. Exames como o Papanicolau mostram quaisquer problemas de células cervicais que possam indicar lesões pré-cancerosas ou cancerosas.

Fonte: Vix Fotos: Reprodução / Vix

Jornal Ciência