TOP 5 Truques para você aprender a desmascarar produtos falsos

de Redação Jornal Ciência 0

Quantas vezes já nos tornamos vítimas de fraudes cometidas pelo comércio? E não estamos falando de pagar grandes preços por coisas que não valem muito, mas sim investir dinheiro em coisas legais e mais tarde descobrir que eram falsas. Sendo assim, na lista abaixo você confere seis truques para nunca mais cair nessas trapaças.

1 – Verifique a embalagem


Este é um detalhe que poucas pessoas consideram, mas que na verdade é vital para determinar se um produto é verdadeiro ou falso. Antes mesmo de comprá-lo, procure por detalhes na embalagem, como por exemplo, a maneira em que é colocada, se há furos, rasgos ou se elementos internos estão soltos. Um fabricante que vende artigos de qualidade não permitirá a venda de produtos quebrados ou que não condizem com a embalagem.

2 – O manual de instruções

Alguns produtos precisam ser montados de forma específica. Logo, para que não haja problemas, o ideal é seguir as recomendações do manual, que também conta com os contatos dos responsáveis pela garantia. Um manual ideal deve ser: normal, completo, fácil de entender e com idiomas variados.

3 – O material


O que torna as algumas marcas mais caras do que outras? A resposta é simples: a qualidade do produto. As empresas mais prestigiadas costumam trabalhar duro para suprir as necessidades dos clientes por meio de produtos quase imaculados. Logo, se você comprou algo e de cara já notou falhas, é possível que tenha caído em uma armadilha.

4 – O tipo de letra


O logotipo de uma empresa em particular, como a Coca-Cola, Samsung ou Apple, possui características tipografias que são facilmente reconhecidas. Logo, você deve ficar atento a isso na hora de adquirir um produto. Confira o emblema, veja se a fonte foi modifica. Se algo parecer anormal, rejeite a mercadoria.

5 – Carregador e cabos USB

Neste caso, quando adquirimos produtos eletrônicos, como celulares, tablets ou MP4, por exemplo, precisamos de um carregador que torne possível seu uso. Tenha em mente que, os produtos originais sempre virão acompanhados de seus carregadores, bem como de baterias válidas.

No entanto, é comum que estes elementos se degradem com o uso, e às vezes optamos por comprar substitutos mais baratos e de qualidade duvidosa que podem até trazer riscos – como incêndios. Este é, infelizmente, um dos problemas mais graves que os consumidores podem enfrentar. Eles ainda podem ser surpreendidos por produtos que não funcionam no aparelho. Logo, alguns detalhes, como a presença de certos desenhos, podem ajudar a reconhecer uma fraude, como você vê na imagem abaixo, que mostra as diferenças entre um carregador Samsung original e um falso:

[ Para os Curiosos ] [ Foto: Reprodução / Para os Curiosos ]

Jornal Ciência