Será que estamos próximos de uma extinção em massa?

de Julia Moretto 0

Jornal Ciência no seu WhatsApp

 

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número. Você receberá primeiro as notícias do Jornal Ciência em seu celular.

Em algum momento no futuro geológico, as paisagens da Terra serão transformadas. Estamos falando de algo que só aconteceu cinco vezes antes na História: uma extinção em massa. Houve severas Eras do Gelo, drásticas perdas de oxigênio de nossos oceanos, erupções vulcânicas maciças e impactos de meteoro. Agora, estamos no precipício de uma sexta extinção. 

 

No episódio final da 8ª temporada de “Generation Anthropocene”, o produtor Miles Traer mergulha na sexta extinção em massa: estamos nela? O que as extinções em massa anteriores podem nos ensinar sobre o que está acontecendo hoje? E como isso vai afetar não apenas nossas vidas, mas a trajetória de longo prazo da evolução humana? 

 

O paleobiólogo Jonathan Payne nos leva de volta ao passado geológico e procura por padrões biológicos escondidos. Nas cenas anteriores do caos ecológico, Payne encontra uma tendência surpreendente que não é mais verdadeira.

 

O biólogo Rodolfo Dirzonos leva ao coração dos ecossistemas complexos para descobrir por que os grandes animais são tão cruciais para a saúde e sobrevivência. Baseado em experiências nos trópicos e na África Oriental, ele compartilha o que ele viu quando esses animais grandes desaparecem.

[ Smithsonian ] [ Fotos: Reprodução / Max Pixel ]

Jornal Ciência