Produtos dentais fitoterápicos podem estar envolvidos na morte de 10 crianças

de Julia Moretto 0

O Food and Drug Administration (FDA) está investigando a ligação entre os produtos naturais para dentição de bebês e reações adversas em mais de 400 crianças – incluindo convulsões, falta de ar, vômitos e constipação. Até o momento, 10 crianças morreram.

Fitoterápicos e homeopáticos são comumente confundidos, porém são produtos diferentes: os fitoterápicos possuem extratos e componentes vegetais, enquanto que a homeopatia consiste em diluir imensamente o princípio ativo de um medicamento alopático. Existe pouca ou nenhuma evidência sobre a eficácia desses tratamentos, porém muitas pessoas continuam utilizando-os como alternativa. Os EUA, por exemplo, arrecadaram mais de US $ 6,4 bilhões em vendas de varejo de medicamentos homeopáticos em 2012.

Em 2010, o órgão alertou os pais das crianças sobre os riscos desses produtos, que não são, necessariamente, isentos de efeitos colaterais ou eficazes. Eles divulgaram um comunicado alertando os consumidores sobre a toxicidade da beladona dos comprimidos da Hyland. Belladona, mais conhecida como beladona, é uma planta altamente venenosa. Enquanto foi utilizada como um analgésico no passado, os seus efeitos são altamente imprevisíveis.

Até agora, as mortes não foram oficialmente ligadas aos produtos homeopáticos, e a FDA não tem provas suficientes, mas a investigação ainda está em processo, o que inclui testes de produtos. É importante notar que, enquanto alguns relatos nos oferecem informações sobre um produto, há também seus ferimentos ocasionados pelo consumo de um determinado produto, que muitas vezes indicam situações que exigem uma análise adicional”, disse o FDA. 

Em 30 de setembro, o FDA emitiu um comunicado alertando sobre os riscos de usar produtos da CVS – obrigando-a a retirar a linha em questão das prateleiras. A agência também lembrou os pais que não havia nenhum benefício comprovado dos produtos à saúde. Empresa homeopática Hyland escreveu em 11 de outubro que iria descontinuar os produtos de dentição. “Esta decisão foi tomada tendo em conta o aviso emitido pela Food & Drug Administration (FDA) contra o uso de comprimidos de dentição homeopáticos e géis. Este aviso criou confusão entre os pais e limitou o acesso aos medicamentos”, o anunciou o site da Hyland.

E apesar da advertência da FDA, a empresa alegou que tinha confiança de que seus produtos eram seguros para uso. Não há previsão de quando a FDA pode completar sua investigação, mas até então, desaconselha fortemente o uso dos produtos.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência