Primeiro “pâncreas artificial” foi aprovado nos EUA

de Julia Moretto 0

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um dispositivo conhecido como “pâncreas artificial”. O invento foi criado pela Medtronic e é chamado de MiniMed 670g. Ele pode ser usado em pessoas com Diabetes do tipo 1 e com idade acima de 14 anos. Funciona monitorando os níveis de açúcar no sangue e administrando a insulina conforme o necessário – sem o paciente verificar e liberando quantidades precisas.

Diabetes faz com que as pessoas tenham dificuldades de processar o açúcar. A do tipo 1 é autoimune: o corpo equivocadamente mata as células que produzem insulina, um hormônio que ajuda a absorver e processar o açúcar dos alimentos. A insulina é produzida e liberada pelas pâncreas – que é onde o termo “pâncreas artificial” entra.

pancreas-artificial_02

Cerca de 1,25 milhão de pessoas nos EUA possuem diabetes do tipo 1. Elas muitas vezes optam por uma bomba de insulina que pode administrar insulina conforme necessário. Outros aderem a um monitor de glicose, que é utilizado para monitorar os níveis de açúcar no sangue – dessa forma o diabético pode saber se os seus níveis estão muito baixo ou muito alto e corrigir o problema.

Segundo a declaração de Jeffrey Shoorin ao FDA, o MiniMed 670g, consiste em um sistema “híbrido”, sendo o primeiro aprovado que combina tanto o monitor de glicose com a bomba de insulina em um único dispositivo. De acordo com a FDA, o dispositivo mede o açúcar no sangue de cinco em cinco minutos, em seguida, responde enviando insulina no corpo. Os diabéticos também podem controlar a insulina de acordo com as refeições. Sobre os riscos da tecnologia, o FDA observa que, “os riscos podem incluir hipoglicemia, hiperglicemia, bem como irritação da pele ou vermelhidão ao redor do dispositivo“.

Um ensaio clínico da envolvendo 123 voluntários com diabetes do tipo 1 não apresentou efeitos adversos graves. Enquanto o dispositivo é aprovado, a Medtronic vai fazer testes adicionais para ver como ele funciona em situações da vida real. A empresa também está realizando testes adicionais para que ele possa ser usado em crianças de 7 a 14 anos de idade. “Estamos empenhados para o lançamento comercial o mais rápido possível“, disse em comunicado, Francine Kaufman, diretor médico do Grupo de Diabetes da Medtronic.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert / Flickr ]

Jornal Ciência