Por que o tempo parece passar mais rápido conforme envelhecemos?

de Merelyn Cerqueira 0

Conforme envelhecemos passamos a ter a sensação de que os anos passam mais rapidamente. Com isso, temos a tendência de acreditar que o fim, cada vez mais próximo, nos atrai. Mas por que será que isso acontece?

De acordo com um infográfico publicado pelo site Maximiliankiene.com, esse fenômeno pode ser explicado por uma teoria sugerida por Paul Janet em 1897 – desenvolvida quando ele ainda tinha 21 anos. Segundo ele, nós comparamos o tempo que passa em relação ao nosso “tempo absoluto” (idade). Por exemplo, enquanto ainda tempos quatro semanas de idade, uma semana é como um quarto de toda a nossa vida. Em nosso primeiro aniversário, essa semana será apenas 1/50 de toda a nossa vida. Indo mais longe, quando atingirmos os 50, este primeiro ano representará 1/50 de toda a vida.  

Para entender como isso realmente afeta nossa percepção de tempo basta considerar que, Albert Einstein uma vez disse: “uma hora gasta em companhia de garotas bonitas passa mais rápido do que uma hora sentado na cadeira de um dentista”.

Para fins de comparação, quando você tem 5 anos, esperar 24 dias para a chegada do Natal é como esperar um ano inteiro passar enquanto você tem 54. De acordo com essa teoria, e considerando que você chegue até os 100 anos, metade da sua percepção de vida acabará ao longo dos 7 anos de idade. Levando em conta que não nos lembramos do que ocorreu nos três primeiros anos de nossas vidas, então metade da nossa percepção acabará quando completarmos 18. Ainda: suas férias de verão do primeiro ano escolar parecerão tão longas quanto todo o ano do seu 76º aniversário.

Tal noção é baseada em uma porcentagem: 1 ano é igual a 100% de sua vida. Se você chega aos 2, um único ano representa 50% de toda a sua vida, e assim por diante. Logo, quando uma pessoa completa 30, a aceleração da percepção de tempo diminui. Então, a partir daí cada ano representará menos de 3% de toda sua vida.

Ainda, há um paralelo interessante sobre tempo e dinheiro. Ambos são feitos para gastar e há ainda quem afirme que “tempo é dinheiro”. Agora, considere aquele conceito de inflação: quanto maior a quantidade de dinheiro em circulação, menor será o valor deste dinheiro no mercado. A mesma coisa acontece com o tempo, quanto mais você vive, mais curto cada ano parecerá.

[ Maximilian ] [ Foto: Reprodução ]

Jornal Ciência