Podemos finalmente parar de demonizar a manteiga, diz novo estudo

de Julia Moretto 0

Apontada como a causa de diversas doenças, a manteiga sempre foi um alimento evitado nas dietas alimentares. Porém uma pesquisa realizada pela Universidade Tufts não encontrou uma ligação entre o consumo do alimento e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

O assunto, que é debatido desde a década de 1970, nos alertou sobre os perigos de consumir alimentos ricos em gorduras saturadas devido ao aparecimento de problemas cardíacos e outros problemas de saúde. No entanto, os cientistas estão conseguindo provar que as gorduras saturadas não são tão maléficas como diziam ser.

Uma nova pesquisa publicada na PLoS ONE, que usou como análise 15 países, prova que não há ligação entre o consumo de manteiga e o aparecimento de doenças crônicas. A descoberta da vez foi que a manteiga poderia estar ligada a uma diminuição da chance de uma pessoa desenvolver diabetes, pois uma colher de sopa do alimento por dia está associada a um risco mais baixo (cerca de 4% menos) de desenvolver diabetes.

Como desvantagem da utilização do alimento, os pesquisadores encontraram uma conexão entre a manteiga e a todas as causas de mortalidade. Para cada colher de sopa de manteiga consumida diariamente, os cientistas encontraram um aumento de 1% em todas as causas de risco de morte, ou seja, morte por qualquer causa – o que de fato não representa um dado conciso nesse debate. Os pesquisadores acreditam que esta ligação é devido a outros fatores como piores dietas e estilos de vida.

O estudo não afirma que a manteiga deve ser extinta das dietas alimentares. A análise mostra que o alimento por si só não é um mal puro, mas que também não deve ser considerada benéfica a saúde propriamente falando.

Como coautor do estudo, Dariush Mozaffarian, afirmou: “No geral, nossos resultados sugerem que a manteiga não deve nem ser demonizado nem considerada benéfica como uma rota para uma boa saúde.” Mozaffarian e seus colegas afirmam que ainda é necessária uma nova investigação para entender por que a manteiga está ligado a um risco menor de diabetes.

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência