Manteiga produzida há cerca de 2 mil anos ainda é considerada “comestível”

de Otto Valverde 0

Um pedaço de manteiga descoberto em um pântano em Co Meath, na Irlanda, foi datado com cerca de 2.000 anos de existência. Segundo especialistas, ela foi utilizada como oferenda aos deuses e“teoricamente” ainda é comestível.

 

De acordo com um dos assistentes do Museu Nacional da Irlanda, Andy Halpin, o bloco de cerca de 10 quilos foi encontrado soterrado no pântano Emlagh, um inacessível e remoto local que, à época de sua produção, ficava no cruzamento entre três reinos distintos. Ao que tudo indica, a manteiga foi enterrada com a intenção de nunca ser tocada, e assim permaneceu até ser descoberta.

 

Conforme relatado pelo Gizmodo, preservar coisas no lodo dos pântanos era uma prática muito comum nesse período. Sem a possibilidade de usar sal na conserva dos alimentos, um ambiente como esse, frio e com baixa concentração de oxigênio, agia como um verdadeiro refrigerador.

 

Esse tipo de “conserva” também era feito para preservar cadáveres. Aparentemente, a manteiga ainda cheira como um laticínio e possuiu a mesma textura. Um pedaço de manteiga de 4.000 anos de idade já foi encontrado nas mesmas condições, e segundo o famoso chef Kevin Thornton, seu sabor era muito bom.

 

Ele chegou até mesmo a produzir uma versão com sabor semelhante para si. No entanto, no caso da manteiga de Emlagh, esse não será o caso: ela será guardada em uma caixa refrigerada no Cavan County Museum, na Irlanda.

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Gizmodo ]

Jornal Ciência