Pássaro voa 13 mil quilômetros para acasalar com várias fêmeas

de Gustavo Teixera 0

Um estudo realizado por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, revelou algo um tanto quanto curioso: os machos do maçarico-de-colete (Calidris melanotos) chegam a voar até 13 mil quilômetros para poder acasalar.

E, quando conseguem o que querem, partem em uma nova jornada em busca de uma nova parceira para ter relações sexuais, devido ao fato de serem uma espécie polígama. Eles passam a segunda metade da vida atrás de fêmeas. Essa característica faz com que as fêmeas sejam altamente disputadas e também extremamente seletivas.

A pesquisa publicada na revista Nature revelou que, em média, esses pássaros viajam 3 mil quilômetros, mas, um pássaro especificamente viajou 13 mil quilômetros para ter uma única relação sexual. Para calcular essa distância, os pesquisadores utilizaram telemetria de satélite.

Outro fato bastante curioso percebido foi que 149 pássaros analisados em 2012 praticamente não dormiram durante a época fértil das fêmeas, sendo que um deles ficou 95% do tempo acordado durante três semanas.

Mas, a pesquisa também revelou um fato negativo desta migração atrás de sexo: muitos não se adaptam às condições dos lugares em que vão buscar as fêmeas.

[ El País / Nature ] [ Foto: Reprodução / El País ]

Jornal Ciência