O que aconteceria com uma pessoa se a colocássemos dentro de um micro-ondas?

de Gustavo Teixera 0

Alguma vez você já deve ter escutado alguma história de algum ser vivo que acabou indo parar no micro-ondas. 

Mas, o que aconteceria se um ser humano fosse colocado dentro de um micro-ondas que comporte seu tamanho?

Para entender o que realmente aconteceria, é preciso entender um pouco sobre como funcionam as ondas eletromagnéticas. O site io9 explicou o tema e chegou a uma conclusão surpreendente, confira:

O efeito pelicular

Uma corrente elétrica em um material condutor flui uniformemente de um ponto a outro através do material.

Quando se trata de uma corrente alternada, o sentido da energia varia ao longo do tempo. E também, a corrente elétrica se concentra próxima à superfície do material e raramente entra no seu interior.

Segundo Esther Inglis-Arkell do site io9, esse é o chamado efeito pelicular, e se torna mais evidente quando a frequência aumenta. 

Portanto, quando o material possui mais poder de condução, a energia se concentra na superfície quando está sob o efeito de uma corrente alternada.Isso explica porque alguns alimentos ficam quentes por fora, mas frios por dentro.

Funcionamento do micro-ondas

micro-ondas_02

O funcionamento do micro-ondas está relacionado a uma série de válvulas que transforma energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Essas válvulas são chamadas de magnétons e foram criadas para serem usados em radares militares. 

A frequência ideal para ser absorvida pelas moléculas de água nos alimentos é de 2,5 giga-hertz.Isso faz com que essas moléculas vibrem em altas velocidades e consequentemente, gerem o calor necessário para esquentar a comida.

As ondas eletromagnéticas penetram apenas cerca 1,5 polegada nos alimentos, cerca de 3,8 centímetros, e dependem das propriedades condutoras de cada alimento para esquentar seu interior. Portanto, quanto mais moléculas de água houverem, o aquecimento será mais uniforme.

Cozinhando humanos

micro-ondas_03

De acordo com Esther, essa experiência não seria muito legal, mas se for levado em conta um micro-ondas comum, os danos seriam somente superficiais. 

Se um humano fosse colocado em um forno micro-ondas, exposto a potências mais altas por menos tempo, seus órgãos não seriam cozidos durante essa experiência. Mas, os olhos, por conterem maior concentração de água, poderiam sofrer alguns danos maiores.

Fonte: Io9 Fotos: Reprodução / Io9

Jornal Ciência