Nova espécie de caranguejo recebe nome inspirado em personagem de “Harry Potter”

de Julia Moretto 0

Jornal Ciência no seu WhatsApp

 

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número. Você receberá primeiro as notícias do Jornal Ciência em seu celular.

Uma espécie de caranguejo recentemente descoberta foi nomeada em homenagem a um personagem de “Harry Potter”.

 

O caranguejo foi nomeado Harryplax severo após o falecido pesquisador, Harry Conley, morrer com um tiro em 2002, bem como o personagem de JK Rowling. Conley desenterrou muitos espécimes nos recifes de coral de Guam, há quase 20 anos.

caranguejo-Harry-Potter_02

A última parte de seu nome é inspirada no personagem Severo Snape, que “apesar de ser um personagem central da série, mantém o seu plano e guarda mistérios até o fim“, segundo a declaração que anunciou a nomeação.

 

Embora Conley tenha encontrado a espécie há muito tempo – há cerca de 20 anos – seu status como uma nova espécie só foi reconhecido recentemente por Dr. Peter Ng e Dr. Jose Christopher E. Mendoza da Universidade Nacional de Cingapura.

 

O caranguejo é minúsculo: tem 7,9 por 5,6 milímetros. O animal é encontrado no fundo de escombros de coral ou sob rochas subtidais e sobrevive em profundidades escuras com olhos reduzidos– que não são usados ​​extensivamente. Ele tem antenas para sondar as profundidades e possui pernas longas e finas.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência