Rose Gail, 39 anos, de Oregon, Estados Unidos, lutou desde a adolescência contra o rápido crescimento de pelos em seu rosto. Logo, ela decidiu abandonar essa luta e deixou a barba crescer, alegando que nunca se sentiu mais sexy em sua vida, de acordo com o britânico The Sun.

Apesar de afirmar estar muito mais confiante agora, uma vez que deixou a barba crescer, nem sempre foi assim. Quando tinha apenas 13 anos ela ficou devastada ao descobrir o excesso de pelos faciais em seu queixo, bochechas e lábio superior, foi então que ela começou a se barbear. Uma vez iniciado o processo, ela constatou que seria obrigada a fazê-lo todos os dias pelo resto de sua vida. Assim, se propôs a realizar os caros procedimentos de remoção à laser.

Sua autoestima era baixa e a vida social quase inexistente, enquanto adolescente. Ela chegou a recusar diversos convites de festas na casa de colegas com medo de acordar com a barba rala pela manhã. “Eu era meio que uma pária na minha escola, não me encaixava, não usava as roupas e maquiagem certas. Meus amigos não sabiam da existência da barba porque eu a escondia muito bem”, disse.

Ao longo da adolescência, Rose foi forçada a usar roupas de mangas compridas para esconder o excesso de pelos que também cresciam por todo o corpo. Além disso, os relacionamentos eram mais difíceis devido ao seu desejo de estar sempre coberta.

Embora nunca tenha sido formalmente diagnosticada, ela suspeita que seu crescimento rápido de pelos é resultado de uma combinação de seus genes e uma condição chamada Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que provoca o desenvolvimento hormonal anormal em mulheres.

Ela afirmou sentir-se emocionalmente esgotada por ter de esconder sua barba. Agora, no entanto, ela acredita estar vivendo uma experiência incrível. “Foi muito difícil, emocionalmente e fisicamente. No início porque era muito desconfortável, por causa da coceira e textura. Todos os meus amigos e família estão me dando um apoio incrível, eles realmente não tinham ideia do quanto eu lutei e quanto isso estava me afetando”, disse.

Rose contou que em apenas seis semanas já estava ostentando uma barba cheia, completamente crescida. Na rua, as pessoas se aproximam apenas para conhecê-la e tocar seu rosto, além de promover elogios relacionados a bravura e inspiração. Além disso, ela possui uma série de seguidores no Instagram que constantemente a oferecem propostas de casamentos e passagens de avião para visitas.

Hoje, ela afirma se sentir mais feminina, sexy e bem consigo mesma. “Sinto-me mais feminina e tem muito pouco a ver com a minha aparência, se trata da minha atitude e da liberdade de ser quem eu sou”, afirmou.

[ The Sun ] [ Foto: Reprodução / The Sun ]

Jornal Ciência