Mãe diagnosticada com síndrome rara autoimune fica paralisada após dar à luz

de Merelyn Cerqueira 0

Holly Gelrach, uma canadense de 31 anos, ficou completamente paralisada semanas depois de dar à luz sua filha Casey.

Dentro de cerca de 72 horas, ela começou a sentir um misterioso formigamento em seus dedos, e depois, ficou incapaz de respirar de forma independente. Os médicos a diagnosticaram com uma condição rara, chamada síndrome de Guillain-Barré, que faz com que o próprio sistema imunológico ataque o sistema nervoso. Apesar de acreditar que ficaria para sempre presa a uma cadeira de rodas, ela conseguiu se recuperar completamente.

Após passar por uma gravidez saudável, seu bebê foi entregue por meio de uma cesariana, realizada em fevereiro de 2011. Eventualmente, permitiram que fosse para casa, após ter sido liberada pelos médicos. No entanto, cerca de três semanas depois, ela começou a notar os sintomas.

sindrome-de-guillain-barre_01

Acreditando estar com uma gripe, consultou seu médico particular, que lhe disse ter um nervo comprimido e que logo iria se recuperar. Mas no mesmo dia, quando se levantou para alimentar Casey, suas pernas cederam. O marido então a levou às pressas para um hospital, onde, quase que imediatamente, foi diagnosticada com a síndrome. Embora os médicos ainda não tenham certeza quanto a causa exata, eles acreditam que o parto pode ter sido um gatilho para o desenvolvimento da condição potencialmente fatal.

Foi-me dito meu caso era muito grave“, disse ela. “Eu estava com muita dor e sedada […] Casey é minha única filha e eu estava muito animada para ser mãe. No hospital, tudo que eu conseguia pensar era ela. Pensei que eu iria morrer, ou que, mesmo que me recuperasse estaria para sempre em uma cadeira de rodas”.

Internada na unidade de cuidados intensivos do hospital, os médicos realizaram dois tratamentos diferentes de limpeza de sangue, um dos quais quase a matou. De acordo com eles, quando um tubo foi inserido para iniciar o procedimento, ele quase rompeu uma artéria.

sindrome-de-guillain-barre_02

Depois de seis semanas, as quais tinha se tornado extremamente deprimida pelo fato de não poder segurar a filha, ela conseguiu se mover novamente e gradualmente. Aos poucos recuperou o controle e total movimento do corpo, aprendendo a respirar sozinha novamente, algo que ela disse ser a “coisa mais difícil” que já fez.

Com o tempo, ela progrediu das cadeiras de rodas para um andador, e depois, 126 dias após ter sido hospitalizada, já era capaz de andar de muletas. Atualmente, completamente recuperada, ela frequenta academia diariamente, e acredita estar mais forte do que nunca.

O que é a Síndrome de Guillain-Barré?

A Síndrome de Guillain-Barré (GBS) é uma condição rara e grave que atinge o sistema nervoso periférico por meio do sistema imunológico. Suas causas exatas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que possa ser desencadeada após uma infecção que faz com que o sistema imunológico ataque as raízes nervosas.

Os sintomas geralmente se desenvolvem entre duas a quatro semanas após uma ligeira infecção começar nos pés e mãos e se espalhar pelas pernas e braços. Os pacientes também podem sentir dores, formigamento e dormência, além de problemas com fraqueza muscular, coordenação e instabilidade.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência