Homens e mulheres detectam emoções de maneiras diferentes

de Julia Moretto 0

Olhos podem ser as “janelas para a alma“, mas dependendo de quem os está lendo, podem contar histórias muito diferentes.

 

Um novo estudo no Reino Unido descobriu que as mulheres tendem a ser mais perceptivas do que os homens ao determinar a emoção de outra pessoa. O mais interessante é que tudo isso acontece com base apenas seus olhos e sobrancelhas, especialmente quando se trata de ler sinais de vulnerabilidade.

 

Os homens, no entanto, foram melhores na detecção de emoções relacionadas com luxúria e raiva. Para ambos os sexos, os pesquisadores dizem que a habilidade fica melhor com a idade. No estudo, os especialistas pesquisaram 2.000 homens e mulheres no Reino Unido. Foram mostrados aos participantes pares de olhos e sobrancelhas, eles deveriam descrever o que esses olhares demonstravam.

 

Em geral, as mulheres foram melhores na leitura de outras pessoas, com dois terços delas reconhecendo corretamente 5 ou mais emoções. Apenas 56% dos homens foram capazes de fazer isso. Os pesquisadores também descobriram que as mulheres estavam mais confiantes em sua capacidade de ler as emoções. Enquanto apenas 44% dos homens disseram o mesmo.

 

A pesquisa também revelou que homens e mulheres diferem em suas habilidades para perceber emoções particulares. As mulheres eram mais propensas a reconhecer “vulnerabilidade“, incluindo choque ou medo, com mais de três quartos sendo capazes de identificá-los. Apenas 60% dos homens conseguiram dizer que alguém estava com medo.

 

Na pesquisa, os homens foram melhores em reconhecer emoções relacionadas a luxúria e raiva, incluindo “interessado” e “hostil“. Aproximadamente 58% dos homens puderam detectar corretamente o “interesse” das pistas visuais, e 41,9% conseguiram reconhecer o desejo.

 

Os pesquisadores dizem que a habilidade melhora com a idade – até chegar aos 65 anos. As melhores pontuações foram observadas em pessoas entre 55-64 e 45-54, dizem eles, embora as pessoas com 65 anos ou mais fossem melhores em determinar quando uma pessoa estava “envergonhada”.

 

Em média, os participantes obtiveram pontuação de 4,9/10 no teste. Isto sugere que a maioria das pessoas não consegue detectar o humor de outras tão bem quanto pensa.

[ Fonte: Daily Mail ]

[ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência