Gêmeas idênticas: uma fez Botox por 20 anos, a outra não. Quem está com a pele melhor?

Estudo revela impacto do Botox ao longo de 20 anos em gêmeas: uma submetida às injeções, outra envelhecendo naturalmente. As descobertas desafiam percepções comuns sobre beleza e envelhecimento, oferecendo um vislumbre único dos efeitos estéticos e de saúde do tratamento.

de OTTO HESENDORFF 0

Em um estudo inovador que acompanhou duas gêmeas idênticas por quase duas décadas, pesquisadores puderam observar os efeitos a longo prazo das injeções de Botox na aparência facial.

O relatório, conduzido por um renomado cirurgião plástico de Beverly Hills, nos EUA, oferece insights valiosos sobre o impacto estético e implicações da popularidade crescente da toxina botulínica na sociedade moderna.

As gêmeas, que começaram a ser acompanhadas aos 38 anos, seguiram caminhos distintos em relação ao tratamento estético.

Uma delas optou por receber injeções regulares de Botox 2 a 3 vezes por ano, enquanto a outra preferiu envelhecer naturalmente.

À esquerda, a gêmea que não usou Botox. À direita, a irmã que usou por 20 anos.

Durante o estudo, imagens detalhadas foram comparadas em diferentes intervalos de tempo, começando em 2006. Os resultados foram significativos.

A gêmea que se submeteu ao Botox regularmente exibiu uma pele notavelmente mais lisa, com rugas superficiais, em comparação à sua irmã.

Por outro lado, a gêmea que evitou o tratamento apresentava linhas de expressão mais profundas na testa e pés de galinha mais visíveis ao sorrir.

Em 2012, após 19 anos de tratamento com Botox, foram observadas diferenças ainda mais marcantes. A gêmea sem Botox apresentava um rosto mais inchado e um maxilar mais largo. Ambas afirmaram usar protetor solar regularmente, o que descarta a exposição solar como causa das diferenças observadas.

À esquerda não usou a toxina botulínica. À direita, usou.

O Dr. William Binder, responsável pelo estudo, sugeriu que o uso prolongado do Botox pode não apenas reduzir a capacidade de contrair os músculos-alvo, mas também induzir uma modificação comportamental onde o paciente “aprende” a não tentar contrair esses músculos.

Essa redução da pressão mecânica pode facilitar a remodelação da pele.

Este estudo é particularmente relevante no contexto atual, onde as injeções de Botox são extremamente populares. Só nos Estados Unidos, mais de 8,7 milhões de procedimentos cosméticos foram realizados com Botox em 2022.

À esquerda, não usou. À direita, usou.

No entanto, é importante ressaltar que tais procedimentos não estão isentos de riscos, incluindo reações como hematomas, inchaço, vermelhidão e até reações mais graves como anafilaxia.

Os resultados deste estudo aprofundam o entendimento sobre os efeitos a longo prazo do Botox, lançando luz sobre o equilíbrio entre estética e saúde na busca pela juventude.

Fonte(s): Daily Mail Imagem de Capa: Reprodução / Daily Mail Foto(s): Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência