Garota descobre que dores comuns que sentia na perna eram sinais de algo muito mais grave

de Merelyn Cerqueira 0

Em outubro do ano passado, Ashleigh Massey, 12 anos, de Chessington, Londres, descobriu que suas constantes dores na perna direita eram sinais de um osteossarcoma, a forma mais comum de câncer ósseo, de acordo com informações do Daily Mail

No mês anterior, ela notou que o desconforto havia aumentado. As dores se tornaram tão intensas que chegavam a levá-la às lágrimas. Conduzida às pressas para o hospital, sua avaliação inicial não encontrou nada de errado. No entanto, seu pai, Chris Massey, 40 anos, logo recebeu uma ligação pedindo que retornassem imediatamente à clínica. Uma vez lá, eles foram informados de que as dores poderiam significar uma forma comum de câncer ósseo.

cancer-osseo_02

Uma radiografia, uma ressonância magnética e exames de sangue revelaram que Ashleigh tinha um osteossarcoma. Da perspectiva de um pai, apenas assumi que as dores estavam aumentando e tentei aliviá-las com paracetamol, o que parecia ajudar”, disse Chris em entrevista ao Daily Mail. “Certo dia, eu estava trabalhando em casa e as crianças estavam todas brincando, mas Ashleigh estava no sofá, chorando por causa da dor”.

Sugerindo que fossem direto para emergência, eles ficaram esperando por cerca de duas horas, até que a menina foi avaliada e liberada. No entanto, no meio do caminho, enquanto ainda estavam dentro do ônibus, o pai recebeu uma ligação do médico dizendo que não estava feliz com o resultado e que queria fazer uma radiografia.

cancer-osseo_03

Depois dos exames, o médico pediu desculpas à família e disse que sua intuição indicava a possibilidade de um câncer. “Minha esposa e eu olhamos um para o outro e depois para nossa filha. Estávamos absolutamente devastados”, contou o pai. Atualmente, Ashleigh está realizando um tratamento de quimioterapia, do qual já recebeu duas sessões. Ainda, no final do mês, realizará uma operação para a remoção do tumor, localizado na perna direita. Após o procedimento, deverá ficar alguns meses em recuperação em casa, até que possa voltar a andar novamente. Enquanto isso, também receberá mais um ano de quimioterapia.

Para Ashleigh, a parte mais difícil até agora foi a perda dos cabelos por conta do tratamento. Fiquei bastante chocada e um pouco preocupada quando recebi a notícia. Eu realmente não sabia o que significava, porque não sabia nada sobre isso. A coisa mais assustadora para mim foi perder meus cabelos loiros por causa da quimioterapia. Isso realmente me perturbou”.

Osteossarcoma

Trata-se do tipo mais comum de câncer ósseo. É comumente encontrado no crescimento dos ossos e geralmente diagnosticado em adolescentes e jovens adultos. É uma condição rara e tem maior incidência em homens do que em mulheres. Embora possa afetar qualquer osso do corpo, é mais comum nos braços e pernas.

A causa do câncer ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que esteja relacionada ao rápido crescimento dos ossos na adolescência. Os sintomas mais comuns incluem dores, inchaço e sensibilidade na região afetada. Por vezes, é diagnosticado quando um osso, enfraquecido pelo câncer, quebra durante um pequeno acidente. Os osteossarcomas podem ser tratados por uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência