Funcionários de museu encontraram crânio humano em escultura de gesso de 150 anos

de Julia Moretto 0

Muitos ficaram admirados com os detalhes do diorama “Arab Courier Attacked by Lions” (“Mensageiro Árabe Atacado por Leões” em tradução livre), exposto no Museu Carnegie de História Natural.

 

Porém, exames de tomografia computadorizada revelaram um segredo mórbido sobre a exposição de 150 anos de idade. Um crânio humano completo foi encontrado debaixo do molde de gesso, que os especialistas acreditam ter sido puxado das catacumbas de Paris.

cranio-museu_04

O manequim é puramente um manequim, exceto pelo crânio“, disse Gretchen Anderson. A representação foi criada pelo taxidermista francês Jules Verreaux, em 1867. A exposição apresenta um homem caído sobre um camelo, defendendo-se de um leão. No chão, há uma leoa que o viajante matou – a exibição é uma representação da cultura norte-africana. 

cranio-museu_02

Dois anos depois da exposição na França, o diorama foi enviado para Nova York, onde ficou no Museu Americano de História Natural. Em 1899, a exposição encontrou seu lar atual – o Museu de Carnegie da história natural em Pittsburgh, Pensilvânia. A organização pagou cerca de US$ 50 pelo diorama.

cranio-museu_03

Funcionários do museu sabiam que havia dentes reais no manequim, mas o museu não tinha nenhuma evidência de que havia outras partes humanas na exibição. Infelizmente, o teste de DNA não foi capaz de identificar mais informações sobre de onde o crânio pode ter vindo. 

 

Anderson observou que é possível que alguém tenha se aventurado pelas catacumbas de Paris, onde a exibição foi criada, e roubado um dos crânios. Os raios-X dos animais também revelaram outros aspectos. O camelo ainda tem suas costelas originais, que estão coladas a uma espinha composta principalmente de madeira. 

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência