Este homem ficou em jejum por 328 dias e foi ao banheiro a cada 2 meses

de Julia Moretto 0

Uma história da United Press International, publicada em 1966 pelos jornais estadunidenses, relatou a dieta de um ano de Angus Barbieri. Em 1973, o médico que supervisionou Barbieri escreveu um relatório descrevendo a perda de 125 kg do paciente, além das vitaminas e minerais que foram utilizados para manter o homem vivo. Outro detalhe curioso que foi revelado, é que Barbieri ia ao banheiro a cada 37 ou 48 dias.

A atitude do médico deixou a comunidade da área da saúde com opiniões distintas. Para a professora da Universidade de Illinois, Krista Varady, o estudo, que apoia a prática de jejuns extremos, viola a Declaração de Helsinque, que apresenta diretrizes para a experimentação humana garantindo o bem-estar do indivíduo. “Eu não acho que você poderia, eticamente, publicar um estudo como esse hoje em dia”, diz Krista.

Apesar do médico William K. Stewart, que montou a dieta de Barbieri, ter pensado somente em ajudar o paciente, as universidades modernas afirmam não poder ignorar o risco de um procedimento como esse.

Jejum

angus-barbieri-homem-que-ficou-328-dias-sem-comer_01O jejum é uma prática religiosa praticada pelos muçulmanos durante o Ramadã. Ele só foi usado como mecanismo de perda de peso no início do século 20, por Bernard Macfadden. Macfadden era considerado uma grande influência no mundo fitness. Ele incentivava as pessoas a realizar treinamentos físicos e condenava o consumo do pão, além de criticar o tabaco.

Em relação ao jejum, Macfadden acreditava que, com base na observação de animais, esse método poderia ajudar o corpo a curar qualquer tipo de doença. Atualmente, a Ciência pôde comprovar que o jejum é uma forma de aprimorar o processo da autofagia. Por meio dele, é possível gerar um hormônio conhecido como BDNF, que é importante para a sobrevivência das células cerebrais.

O estudo

No estudo de Varady, o paciente passa vários dias em jejum e em outros dias o participante pode comer o que quiser. Nossas pesquisas mostraram que as pessoas ingerem apenas 110% da energia necessária durante os dias em que podem comer o que querem”, disse o especialista. “Elas não exageram, por isso acabam perdendo peso”, completou.

Segundo Varady, a técnica faz com que as pessoas reduzam cerca de 25% a 35% a ingestão de calorias ao longo do tempo. Esses resultados nos mostra que o jejum realmente ajuda na perda de peso, porém os especialistas ainda discutem para saber até que ponto essa prática é saudável.

[ MensHealthy ] [ Foto: Reprodução / Domínio Públic ]

Jornal Ciência