Este camarão parece pequeno, mas tem uma arma secreta incrivelmente poderosa

de Gustavo Teixera 0

O oceano produz todos os tipos de criaturas maravilhosamente estranhas. Basta assistir a qualquer documentário e você pode ver uma variedade de animais que você nunca soube que existiu, e provavelmente alguns que você nunca poderia ter imaginado.

Uma dessas fascinantes estranhezas do mar profundo é o camarão mantis. Não somente seu exoesqueleto colorido o coloca entre o mais bonito de todas as criaturas submarinas, mas também tem características impressionantes e quase inacreditáveis ​​que a separam de seus irmãos crustáceos. 

Os cientistas estão muito interessados ​​no camarão mantis– e com boas razões, também. Aqui estão algumas das mais intrigantes e surpreendentes qualidades deste magnífico pequeno artrópode.

mantis-camarao-2

Olhos humanos têm dois tipos de receptores, varas e cones, que nos permitem ver movimento e três cores: vermelho, verde e azul.

Os camarões Mantis têm 16 receptores sensíveis à cor. Isso se traduz em cerca de nove “cores” que simplesmente não podemos ver ou imaginar. 

Eles também rolam os olhos para ver luz polarizada, outra propriedade que os seres humanos não podem realmente pegar.

A coisa mais próxima que se pode compará-lo é a forma como os óculos de sol reduzem o brilho e ajudam a diferenciar melhor os objetos brilhantes.

Seus corpos coloridos não são apenas para atrair companheiros como pavões fazem. O camarão Mantis pode realmente comunicar através da reflexão de certos tipos de luz fora de seus corpos. Alterações sutis que são invisíveis para transmitir informações sobre o potencial abrigo e presas em potencial.

Cada um tem dois tipos de garras, martelos e lanças, que fazem muito bem o que seus nomes implicam. Essas coisas são completamente mortíferas.

As garras de um camarão mantis movem-se com a velocidade de uma bala calibre 22 e atingem o alvo com cerca de 171 quilos de força. Se os braços humanos pudessem chegar a 1/10 desse poder, seria possível jogar uma bola de beisebol no Espaço.

mantis-camarao-3

Suas garras se movem tão rápido que a água ao redor deles ferve e emite luz quando eles a atingem. O camarão é raramente mantido em aquários, não só porque é uma ameaça para tudo o resto que poderia ser mantido lá, mas mais importante, porque pode facilmente quebrar o vidro. 

O corpo de camarão mantis é exclusivamente concebido para lidar com essa potência. Seus exoesqueletos são baseados em cálcio como outros crustáceos, mas eles têm uma formação única que distribui e amortece a força de suas garras. Militares estão estudando seus exoesqueletos para desenvolverem uma armadura mais eficiente.

Fonte: Boredom Therapy Fotos: Reprodução / Boredom Therapy

Jornal Ciência