Shampoo de camarão? Molécula em crustáceos poderia substituir ingredientes artificiais

de Redação Jornal Ciência 0

Pode parecer estranho, mas camarões podem substituir um ingrediente-chave em xampus e detergentes em pó no futuro.

Cientistas galeses acreditam que moléculas encontradas na casca dos crustáceos podem ser extraídas e utilizadas no lugar de polímeros sintéticos na produção de produtos de higiene pessoal e doméstica.

Os polímeros são adicionados a uma gama de formulações industriais – tais como cosméticos e tintas – para controlar a sua espessura e aumentar sua vida útil. Pesquisadores da Universidade de Glyndwr, no País de Gales, acreditam que polímeros naturais seja melhores ao meio ambiente do que os sintéticos, pois não são feitos de petroquímicos.

No Centre for Water Soluble Polymers, em Wrexham, os cientistas modificaram um polímero extraído de resíduos de cascas de camarão, fornecidos pela Seagarden, um fabricante de ingredientes naturais de frutos do mar na Noruega.

O polímero, na verdade, é proveniente da quitina, encontrada naturalmente na casca de frutos do mar. Espera-se que ele possa executar a mesma função de polímeros artificiais existentes em produtos de higiene pessoal e doméstica.

Os pesquisadores estão concluindo um projeto de pesquisa milionário, de mais de dois anos, com os parceiros industriais Croda, Almac Group e Seagarden e estão esperançosos de um grande avanço. “Nós já atingimos o estágio onde desenvolvemos um novo polímero que está agora sendo testado em formulações de cuidados pessoais e para casa“, disse o professor Pete Williams.

A quitosana – um material feito por tratamento de conchas de crustáceos com hidróxido de sódio – tem sido estudada por um longo tempo, mas desenvolvemos um método de modificá-la, para dar-lhe propriedades melhoradas. As cascas de camarão normalmente seriam eliminadas como resíduos. Por isso, em última instância, o objetivo do projeto é fazer com que a produção de produtos de higiene pessoal e doméstica sejam mais sustentáveis”, acrescentou.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência