Este anúncio da Heineken fez sucesso na web por abordar opiniões diferentes sobre temas extremamente importantes

de Merelyn Cerqueira 0

Recentemente publicamos aqui um anúncio de Dia das Mães feito pela Johnson’s que vem causando frisson na internet por apostar na questão da inclusão e diversidade social.

 

Tendo em mente que as marcas precisam se dedicar ao máximo para atrair a atenção do consumidor ao seu produto, pode-se dizer que na publicidade “vale-tudo”. Este é o caso para um anúncio inglês recente feito pela marca Heineken que vem repercutindo nas redes sociais. A ideia da ação publicitária era bem simples: unir em uma sala duas pessoas que discordavam de temas extremante relevantes para a sociedade, incluindo feminismo, direitos transgêneros e mudanças climáticas.

 

Seis pessoas – uma mulher, uma mulher transexual e quatro homens – são divididas em duplas. Então, são colocadas sozinhas para opinar sobre um determinado tema.

anuncio-da-heineken-2

A primeira dupla, composta por uma mulher e um homem, fala sobre o feminismo. Eu descreveria a minha visão política como a nova direita”, diz o homem. Eu diria que sou de esquerda”, diza mulher. O feminismo hoje é uma desculpa para odiar os homens”, diz ele. Eu me descrevo como uma pessoa 100% feminista”, diz ela. As mulheres devem ser lembradas que nós precisamos delas para ter nossos filhos”, diz ele em outro ponto do vídeo. Será que eu poderia ser amiga de alguém que acha que o lugar de uma mulher é em casa?”, diz ela nas mesmas condições.

 

Já a segunda dupla, composta por dois homens, é convidada para falar, de forma individual, sobre as mudanças climáticas. O primeiro diz: “Eu não acredito que as mudanças climáticas existam”. Já o segundo: “Nós não estamos tomando ações suficientes para combater as mudanças climáticas”. Eu acredito que já é hora dessas pessoas pararem de se achar superiores e começarem a procurar por problemas mais críveis que verdadeiramente existem”, diz o primeiro. “Se alguém me disser que o aquecimento global está destruindo o mundo, eu diria que isso é completamente pífio”, continua ele em outro ponto do vídeo.

 

A terceira e última dupla então é posta para falar sobre a questão dos transgêneros. É absolutamente necessário que pessoas transexuais tenham sua própria voz”, diz a participante transgênera. Isso não é certo, sabe. Se você é um homem, seja um homem. Se você é uma mulher, seja uma mulher”, diz o homem que completa a dupla. “Transexuais são estranhos. Nós não somos obrigados a entender ou ver coisas como essas”, continua ele em outro ponto do vídeo. Eu sou uma filha, uma esposa. Eu sou transexual”, diz a moça.

 

Para a primeira parte da ação (“A quebra do gelo”) as duplas são colocadas para desembalar caixas que contêm pedaços de madeira, com as quais deverão montar um pequeno bar. Nesta parte, elas se encontram e se ajudam a realizar o exercício proposto, que começa com a montagem dos bancos. Uma vez desembalada, entra a segunda parte (Q & A), quando sentam e se conhecem um pouco mais. Para isso, primeiro eles dever descrever a si mesmos em cinco adjetivos, depois, encontrar características que compartilham. Nesta parte, eles aparentam estarem mais confortáveis uns com os outros.

 

Para a terceira (Construindo pontes), eles devem finalizar a montagem do bar, colocando-o conforme as instruções recebidas. Então, para quarte e última parte da ação (A decisão), eles são instruídos a abrirem um pequeno cooler que se encontra no local e posicionar duas garrafas de cerveja em uma parte demarcada no balcão. Então, são convidados a tomarem seus lugares no bar para que assistam a curto vídeo. Neste momento, é revelada a gravação de cada um sobre a opinião deles sobre os temas que foram questionados. Uma vez que neste ponto a ação já havia feito com se conhecessem melhor, as reações são de surpresa e desconforto. Eles então recebem uma escolha: ficar e discutir suas diferenças enquanto tomam uma cerveja ou ir embora.

Por fim, eles decidem ficar e conversar sobre a situação. Com humor, eles resolvem suas diferenças demonstrando respeito mútuo. Se você quer convencer alguém sobre seu ponto de vista, a coisa mais produtiva que pode fazer é sentar e tomar uma cerveja”, diz um dos participantes. Eu sempre vi tudo de uma forma preta e branca, mas a vida não é assim”, diz o homem que fez dupla com a moça transexual. “Eu vou te dar meu número de telefone e você o seu, e nós vamos manter contato. Só vou ter que explicar antes para minha namorada que eu estarei trocando mensagens com outra garota”.

 

O vídeo termina com uma mensagem da Heineken: “Abra sua mente, abra seu mundo”. Confira o vídeo:

[ Upworthy ] [ Fotos: Reprodução / Upworthy ]

Jornal Ciência