Empresa alega ter inventado máquina que impede abacates de ficarem marrons

de Merelyn Cerqueira 0

Uma empresa australiana, Naturo All Natural Technologies, afirmou ter desenvolvido uma “máquina do tempo” que impede os abacates de ficarem marrons.

Chamada de Natavo Zero, a invenção, que bloqueia a atividade da enzima responsável por tal coloração, supostamente pode processar até 4 mil abacates por hora, cortando-os e formando uma espécie de purê que pode durar até mais de 10 dias.

Como sabemos, a vida útil de um abacate pode ser muito curta. O alimento pode ficar terrivelmente maduro da noite para o dia.

De acordo com Jeff Hastings, engenheiro agrícola da empresa, agora eles podem durar até 10 dias na prateleira de um supermercado e, após adquiridos, podem ficar na geladeira até o consumo por outros 10 dias, ou mais. “Eles vão durar muito mais tempo do que isso”, disse ele à ABC News.

Colocando em perspectiva, todos os anos agricultores e comerciantes de todo o mundo desperdiçam dezenas de milhares de toneladas de abacates, devido à coloração que aos olhos do consumidor se torna imprópria.

Logo, a Natavo Zero poderia combater esse desperdício. Além disso, ela foi projetada com a finalidade de dar aos agricultores uma oportunidade de vender o alimento em estabelecimentos locais.

Outro benefício é que todo o processo é feito sem o uso de quaisquer aditivos ou conservantes.

A ciência por trás do método da máquina é bem simples: ela envolve “desligar” a enzima responsável pela coloração marrom, chamada de polifenol oxidase (PPO), utilizando flutuações de pressão e temperatura geradas por vapor. 

Os detalhes exatos do processo não foram revelados pela empresa, presumivelmente pelo fato de estarem interessados em lucrar com a invenção.

Conforme lembrado pela Science Alert, estudos anteriores já haviam encontrado evidências de que o bloqueio da PPO tinha o mesmo efeito em mangas e bananas. 

A empresa garantiu que os australianos poderão ter os abacates em purê nas lojas em breve. Quanto ao restante do mundo, ainda não há informações.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência