Como saber se um abacate está maduro e como amadurecê-lo em 10 minutos

de Julia Moretto 0

O abacate é uma comida típica da culinária latino-americana. Apesar de estar associado principalmente com o famoso molho de guacamole, ele não é só usado como tempero.

O abacate também ode ser usado em ensopados e saladas, massas, sanduíches, pizzas, e até mesmo em bolos e doces.

Embora os cientistas digam que o abacate cru tem as melhores propriedades para o nosso corpo, é possível prepará-lo de diferentes maneiras.

O alimento possui uma série de vitaminas, fibras, betacaroteno e minerais. O abacate ajuda a melhorar o funcionamento do coração, cérebro e estômago, além de nos proteger de câncer, regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Os antioxidantes presentes no abacate também auxiliam o sistema imunológico.

Devido à origem, em muitas partes do mundo o abacate é considerado um fruto verdadeiramente exótico, e as pessoas muitas vezes não sabem como escolher o mais maduro. Veja como identificar um ótimo abacate:

Firmeza

Para começar, você precisa verificar se o fruto que está prestes a comprar amadureceu o suficiente. Para fazer isso, você tem que pressionar a fruta delicadamente com os dedos.

Se a peça estiver muito dura, ainda está verde. Porém, se estiver muito mole, já está passado. O abacate ideal é aquele macio, mas consistente.

Aparência

Embora existam cerca de 50 variedades desta fruta, é sempre bem prestar atenção na sua aparência. Enquanto alguns acreditam que quanto mais escura a fruta, melhor, essa ideia às vezes pode estar errada. O importante é nunca comprar abacate marrom. Procure um verde com uma textura uniforme, sem manchas e imperfeições.

O que fazer para amadurecer um abacate?

Comprar abacate verde não é ruim, mas esperar pode exigir um pouco de paciência. Para acelerar o processo de forma natural e eficaz, você não tem que limitar-se a deixá-los em local seco e ensolarado. Você pode enrolar a fruta em um jornal, acompanhada por algumas maçãs e bananas.

Embora pareça estranho, os abacates podem fazer uso de etileno exalado pelos seus “vizinhos” e alcançarem a maturidade em um curto espaço de tempo.

Maturação instantânea

Mas, e se o abacate não estiver maduro e precisarmos dele imediatamente? Um truque mais radical que é capaz de resolver este problema é usar papel alumínio e o forno.

Envolva os frutos (cada unidade separadamente) no papel e coloque no forno preaquecido a uma temperatura de 100 graus. Deixe-o por 10 minutos e depois espere esfriar.

Fonte: Wikihow / Wikihow Fotos: Reprodução / Wikihow

Jornal Ciência