É realmente possível defecar nas calças de tanto medo?

de Gustavo Teixera 0

O linguajar popular sugere que é possível sofrer um descontrole do sistema digestivo quando somos expostos a muito medo. Mas, será que em uma situação de risco ou medo extremo, uma pessoa pode mesmo defecar nas calças?

 

Algumas pesquisas sobre o assunto já foram feitas. O especialista britânico em artes marciais, Geoff Thompson, explicou no livro que escreveu intitulado de “Dead or Alive: The Definitive Self-protection”, que lutadores profissionais vão ao banheiro antes de subir no ringue para evitar que aconteça algo do tipo. Ele também aponta que todos os seres humanos possuem necessidades fisiológicas, mas que se um lutador defecar ou urinar em público, pode ficar com a imagem prejudicada.

 

O autor Sheldon Margulies escreveu um livro intitulado “The Fascinating Body: How It Works”, e descreveu que o sistema nervoso retarda o processo digestivo e relaxa os músculos da bexiga para segurar a urina por mais tempo quando passamos por momentos de muita adrenalina. Quando esse momento de adrenalina passa, a pessoa tem vontade de ir ao banheiro.

 

O movimento do intestino é controlado pelos sistemas nervosos simpático e parassimpático. Além disso, a parede do intestino tem o seu próprio complexo de nervos, chamado de sistema nervoso entérico, que parece responder aos hormônios liberados pelo cérebro sob períodos de grande ansiedade”, escreveu Margulies.

 

Ainda segundo Margulies, é mais provável que uma pessoa defeque nas calças na hora que for saltar de paraquedas, do que quando ela já pulou e o paraquedas não abriu, por exemplo. Isso se deve ao fato de que o medo racional domina o sistema digestivo, quando se pensa nas piores hipóteses possíveis.

 

Em um estudo realizado com ratos de laboratório em 1930, pesquisadores tentaram mostrar a relação do medo e o funcionamento do intestino. Os animais eram atacados com luzes e sons para analisar qual seria a reação fecal deles. Partindo desse estudo, Jeffrey Alan publicou um livro chamado “The Psychology of Fear and Stress”, que relata que os ratos defecaram mais quando eram expostos a luzes e barulhos estressantes.

 

Mas, para alguns outros pesquisadores e estudiosos dessa área, essa expressão é apenas uma expressão mesmo. Eles explicam que o nervo parassimpático se desliga em situações de estresse e é esse nervo que controla as situações fisiológicas. Ou seja, a vontade fazer necessidades, como defecar ou urinar, desaparece nessas situações.

[ Adventure Journal ] [ Fotos: Reprodução / Pikabu ]

Jornal Ciência