Doença da Arranhadura do Gato é mais perigosa e comum do que você imagina

de Julia Moretto 0

Há cerca de 12 milhões de anos, os primeiros felinos começaram a habitar a Terra. Há evidências de que o nosso gato doméstico (Felis silvestris catus), descende do gato selvagem da África.

A domesticação do felino ainda é bastante misteriosa. A teoria mais aceita é que as primeiras tentativas de domesticação do gato foram no Egito, por volta de 4500 anos a.C.. Com essa aproximação, ocorreram mutações genéticas, e os gatos passaram a ser animais adoráveis e divertidos. Mas será que ele não apresenta perigo à nossa saúde?

De acordo com um novo relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os felinos podem apresentar alguns riscos à saúde humana especialmente quando arranham ou mordem. O estudo descobriu que a doença do arranhão de gato tem complicações mais graves do que os médicos e os investigadores acreditavam. 

A infecção bacteriana é transmitida para gatos por meio das pulgas e depois se espalha entre os seres humanos através de arranhões, mordidas ou ao permitir que um gato lamba uma ferida aberta. Esse contato pode oferecer complicações graves, como problemas para o coração e cérebro, quando não são tratadas. Efeitos como dor de cabeça, febre e inchaço dos gânglios linfáticos, dor de garganta, perda de apetite e de peso, fadiga e mal-estar também podem ser sintomas da doença.  

O relatório mostrou que cerca de 12.000 pessoas no ano são diagnosticadas com a doença da arranhadura do gato, e destas, 500 necessitam de hospitalização. Os casos foram mais evidentes nos estados do sul dos Estados Unidos e em casas com crianças de 5 a 9 anos de idade.

A boa notícia é que a doença pode ser evitada. Para isso, você não vai precisar se desvencilhar do seu animal de estimação. Segundo o CDC, lavar as mãos depois de brincar com um gato, manter o animal dentro de casa e tratá-lo contra as pulgas podem ajudar a reduzir as chances de infecção. 

A doença

A Doença da Arranhadura do Gato (DAG), também conhecida como Febre da Arranhadura do Gato ou Doença de Teeny, é causada pela bactéria Bartonella henselae. A maneira mais precisa de identificar a doença, é através de um exame de sangue. Caso o paciente seja diagnosticado com a doença, é preciso realizar um tratamento com antibióticos como Amoxicilina, Cefitriaxona, Clindamicina, que eliminam as bactérias.

A maioria das pessoas que sofre da doença da arranhadura do gato se recupera em poucas semanas após o início do tratamento. No entanto, para aqueles com sistemas imunológicos comprometidos – como pacientes com HIV – a doença da arranhadura do gato pode levar a complicações graves, como a Encefalopatia e Neuroretinite. Por esse motivo, pode ser necessário que estes pacientes fiquem internados para o tratamento.

[ Medical Daily ] [ Fotos: Reprodução / Medical Daily ]

Jornal Ciência