Dicas para evitar golpes no seu cartão de crédito

de Gustavo Teixera 0

Diariamente, muitas pessoas caem em golpes que envolvem o cartão de crédito: às vezes eles são clonados em caixas eletrônicos ou em máquinas de leitura de cartão em alguns estabelecimentos.

 

Na hora de usá-los, é difícil de perceber se algo está errado com esses aparelhos e, na maioria das vezes, as pessoas só se dão conta do problema na hora de pagar a fartura.Mas, existem algumas dicas para identificar máquinas de cartões suspeitas.

 

Confira algumas dicas dadas pela empresa fabricante de máquinas de cartão, Ingenico:

 

1 – Tamanho e largura 

historico-da-internet_03

Características notáveis de uma máquina modificada – ou falsa– são o tamanho e a largura.Máquinas de cartões alteradas recebem uma espécie de dispositivo que rouba as informações do cartão. Esse dispositivo deixa a máquina maior e mais alongada, com proporções diferentes de uma máquina de cartão original.

 

2 – Teclas com cores apagadas

historico-da-internet_04

As máquinas falsas geralmente possuem as teclas “Entra” e “Confirma” com cores mais fracas do que o normal.Se as teclas dos números também não tiverem cores claras e vivas, provavelmente essa máquina é falsa.

 

3 – Luz de LED

historico-da-internet_05

O dispositivo acoplado para roubar as informações e aplicar o golpe bloqueia a luz de LED da parte superior da máquina, que deve acender quando está sendo usada.

 

4 – Erros frequentes

historico-da-internet_06

Máquinas pouco confiáveis apresentam muitas falhas e erros. Isso ocorre devido aos dispositivos que aplicam o golpe ficarem no caminho da faixa magnética quando ocorre a digitalização dos dados. Se a máquina demorar muito para realizar alguma operação – e não for um problema de sinal ou conexão –pode ser uma evidência de que ela é falsa.

 

Como se proteger:

historico-da-internet_07

A primeira coisa a fazer quando notar compras ou débitos estranhos é entrar em contato com a operadora do cartão de crédito.

 

– Coloque limites de saque e gastos, isso previne que os criminosos saquem todo o dinheiro existente na conta.

 

– Se for o caso de perda de cartão, recomenda-se ligar para o banco e bloquear o cartão.

 

– Conheça as opções de segurança que o banco oferece para o cartão de crédito. Alguns possuem programas especiais para evitar fraudes e golpes.

 

– Exija que todas as operações com cartão sejam realizadas na sua frente.

 

– Observe atentamente a fatura e os recibos do cartão.

[ Bright Side ] [ Fotos: Reprodução / Bright Side ]

Jornal Ciência