Vereador do Mato Grosso quer tornar opcional o uso de cinto de segurança: “suja a roupa”

de Merelyn Cerqueira 0

João Madureira (PSC), vereador por Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, anunciou em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal da região, que pretende apresentar um projeto de lei que torna o uso do cinto de segurança opcional.

Segundo ele, o dispositivo, criado para salvar a vida das pessoas em caso de acidentes, suja a roupa e gera muitas multas para a população, que já sofre pagando uma quantidade excessiva de impostos. Além de classificar a obrigatoriedade do cinto como uma “ditadura”. “O cidadão já tem que pagar a prestação do carro, o IPVA e ainda tem que pagar multa? Não é justo, é um abuso”, disse ele.

Para justificar a apresentação e aprovação do projeto o vereador ainda afirmou que o uso do cinto não pode ser obrigatório, pois “suja a roupa do trabalhador que precisa chegar ao emprego com a roupa impecável”, além de criticar os agentes de trânsito da cidade que multam os motoristas pela ausência do uso do cinto.

De acordo com sua afirmação, a recente implantação de radares (em Cuiabá, não em Várzea Grande) pode trazer muito mais segurança para a população de Várzea Grande, pois, as velocidades máximas chegam a 40km/h, a 60km/h, o que, na opinião dele, diminuiu muito o número de acidentes.   

Para garantir a adesão ao projeto de lei, Madureira convidou a população para um manifesto. “Se a população nos apoiar e quiser também, vamos fazer um manifesto e proibir o cinto de segurança dentro do perímetro urbano”, disse.

O uso do cinto de segurança é obrigatório em todo o território nacional, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro. O vereador, que é formado em Direito, está ciente de que a legislação é federal, mas afirma que vai insistir na aprovação do projeto.

[ VG Notícias ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência