Deep Blue: maior tubarão-branco já registrado tem 6 metros e 2,5 toneladas

de Otto Valverde 0

O imponente Deep Blue – apelido dado pelo mergulhador do Discovery Channel, Maurício Hoyos Padilla, que nadou com a imensa criatura como parte de um documentário exibido – é uma raridade no mundo dos tubarões.

Ele foi visto a última vez em 2013 no México, onde os pesquisadores o equiparam com um rastreador duas décadas antes para conhecer melhor seus hábitos. Desde então, os cientistas passaram a encontrar o gigante dos mares muito raramente e, quando acontece, são encontros emocionantes!

O fabuloso Deep Blue e a bióloga Ocean Ramsey. Foto: Reprodução / Juan Oliphant via Instagram @juansharks.

Agora, os cientistas o encontraram próximo do Havaí, em uma região de imensa fartura de comida, dando oportunidade para o fotógrafo da equipe, Juan Oliphant, fazer registros inacreditáveis de tirar o fôlego!

Juntamente com o biólogo Ocean Ramsey, membro da equipe de cientistas marinhos, as imagens impressionam pelo tamanho e beleza do Deep Blue. Ele é tão notável que foi “tubarão-propaganda” da Discovery Channel no documentário Shark Week (Semana do Tubarão, em tradução libre), em todo o mundo, tornando-se um dos símbolos do canal.

Pelo Instagram, Oliphant comentou maravilhado sobre o encontro: “Cara a cara com o maior tubarão branco do mundo já registrado no planeta. Ainda estou em choque por passarmos quase o dia todo com esse animal incrível…”.

Foto: Reprodução / Juan Oliphant via Instagram @juansharks.

Ele prossegue em uma mensagem de conscientização: “Espero que que minhas imagens ajudem na conservação e façam pessoas a questionarem suas percepções e perceberem a beleza e importância dos tubarões. Espero que inspirem o tipo de compaixão e conexão que precisamos ter com a natureza e com os tubarões, para protegê-los e coexistirmos com eles”.

Ilustração comparativa entre o Deep Blue e uma girafa adulta. Foto: Reprodução / Daily Mail 

De acordo com a National Geographic, tubarões brancos crescem, em média, 4,5 metros e pouquíssimos conseguem ultrapassar 6 metros de comprimento e pesar acima das 2,2 toneladas. Deep Blue é uma fêmea e tem o tamanho equivalente ao de uma girafa adulta.

Quando perguntada se acha que irá vê-lo novamente um dia, a bióloga Ocean Ramsey foi enfática: “No ritmo em que tubarões estão sendo mortos pelo mundo – um total que varia entre 70.000.000 a 100.000.000 todos os anos –, infelizmente acredito que seja improvável o reencontro”.

Foto: Reprodução / Juan Oliphant via Instagram @juansharks.

Curiosidades sobre os tubarões brancos

1 – Eles têm um olfato tão aguçado e apurado que conseguem detectar cheiro de focas a 3,2 km de distância;

2 – Podem dar à luz até 10 filhotes, mas as mães o comerão se não nadarem rápido o suficiente – impedindo que sejam alvos de predadores;

3 – Eles conseguem nadar a quase 56 km/h;

4 – Eles atacam entre 5 a 10 humanos a cada ano no mundo, mas na verdade, são apenas mordidas de curiosidade, antes de voltarem a nadar – uma espécie de “mordidinha”;

5 – Grandes tubarões brancos podem viver até 70 anos, em média;

6 – São brancos na parte inferior do corpo para dificultar a visão de outros peixes e animais abaixo deles durante a luz do dia;

7 – Possuem várias fileiras de dentes que podem chegar a 3.000 dentes triangulares, serrilhados e extremamente afiados, com cerca de 7,5 cm. Os dentes são fixados nas gengivas e não no osso em si, o que permite que caiam e sejam substituídos por toda a vida.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência