Foca escapa da morte pulando para longe do ataque de um tubarão branco

de Merelyn Cerqueira 0

Em um registro feito pelo fotógrafo Brandon Bilbride, de Great Manchester, no Reino Unido, a partir de um barco que navegava ao largo da costa sul-africana, uma foca é vista escapando do ataque mortal de um tubarão branco.

Momentos antes de ser mordida, ela pula para fora da água e consegue escapar dos dentes afiados do predador, que ainda a perseguiu por cerca de cinco minutos, até que o pequeno mamífero conseguiu atingir a terra firme com segurança.

tubarao-branco-tentando-comer-foca_01

A foto foi feita próxima à Seal Island, False Bay, perto de Cape Town. O fotógrafo apreciava a vista oceânica no momento em que viu o conflito entre os animais. “Eu estava no convés de um barco a motor, tínhamos saído no início da manhã quando vi a cena. A foca estava sendo perseguido por um grande tubarão branco […] ela estava nadando na superfície da água, considerando que, normalmente, essa espécie permanece na parte inferior para se proteger. O tubarão veio a encontro dela a toda velocidade. Por um momento eu perdi a foca de vista, mas em seguida vi que o predador a perseguia – ela pulou meio metro de altura e conseguiu fugir”.

Kilbride ainda contou que o animal estava a apenas alguns centímetros de distância dos dentes do tubarão, que, quanto mais nadava ao seu encontro, mas cansado ficava. A foca então conseguiu atingir terra firme, indo ao encontro de outras 60.000 companheiras de espécie.

tubarao-branco-tentando-comer-foca_02

Toda a cena foi registrada a apenas 25 metros de distância. O fotógrafo ainda exaltou os tubarões, afirmando que são animais “incompreendidos”. “Sou muito apaixonado por tubarões brancos e adoraria que eles fossem percebidos de maneira amorosa. Esta perseguição deve ser percebida como algo natural – o tubarão tem que comer”, afirmou.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência