Criatura marinha bizarra encontrada em praia da Bahia surpreende pela aparência “alienígena”

de Merelyn Cerqueira 0

Devemos admitir, o oceano é o lar das mais improváveis criaturas do planeta Terra.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Com isso em mente, uma criatura de cor roxa, quase transparente, que se assemelha muito à um balão e é dolorosamente venenosa, pode muito bem ser associada com qualquer planeta, menos esse.

No entanto, trata-se de uma espécie chamada caravela-portuguesa (Physaliaphysalis), e foi encontrada em uma praia da Bahia causando terror nos banhistas, tudo por causa de sua aparência curiosa.

19b4x40a1y22kgif

A Caravela-portuguesa, ou barco-de-guerra-português, muitas das vezes, é confundida com uma água-viva, mas na verdade, trata-se de um animal de ordem Siphonophora. Dessa forma, não se trata apenas de um organismo e sim, uma pequena colônia composta por diversos zooides – seres que estão ligados e dependem uns dos outros para sobreviver.

O corpo roxo que mais parece um balão serve para ajudá-la a flutuar na superfície da água. Seus tentáculos podem causar uma picada extremamente dolorosa para os seres humanos. Quando caça, esse veneno é usado para paralisar os peixes que come.

O barco-de-guerra-português normalmente vive em águas tropicais e marinhas. Este espécime, em particular, foi encontrado em uma praia de Olivença, na Bahia, conforme dito no vídeo abaixo:

Fonte: Sploid Fotos: Reprodução / Sploid

Jornal Ciência