Continente que afundou no Oceano Índico há 200 milhões de anos é descoberto

de Gustavo Teixera 0

Gondwana é um supercontinente que há 200 milhões começou a se fragmentar para formar a África, Índia, Austrália, Antártida e América do Sul como conhecemos hoje.

 

Mas, segundo Jason Daley, do site Smithsonian, outro continente se formou durante a separação do Gondwana, mas ele foi parar no fundo do oceano Índico. Os geólogos da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, descobriram o supercontinente enquanto realizavam um estudo nas Ilhas Maurício, ao sul do Oceano Índico. Eles encontraram na superfície da ilha minerais de 3 bilhões de anos, e esse fato os intrigou, pois, as Ilhas Maurício têm no máximo 9 milhões de anos.

 

Os minerais encontrados – que são chamados de zircão – estavam depositados na superfície na ilha e proveem de um antigo período de vulcanismo. Os cientistas ficaram surpresos por encontrar minerais tão antigos em uma ilha tão jovem.

zircao

Segundo Jason, as Ilhas Maurício se formaram de um antigo fragmento de Gondwana chamado Mauritia. Mas, no momento que a Placa Índica e a Ilha de Madagascar começaram a se separar, Mauritia foi desintegrada e se espalhou pelo oceano Índico. Os fragmentos foram soterrados pela atividade vulcânica e os zircões encontrados pelos geólogos são provenientes de crosta antiga, que, graças ao vulcanismo no local ao longo dos anos, foram trazidos de volta à superfície.

5-researchersc

Segundo Bryan Nelson do site Mother Nature Network, um estudo realizado em 2013 identificou zircões nas praias da Ilha Maurício, mas foi desconsiderado, pois acreditaram que os zircões foram levados pelo vento ou por turistas que frequentavam o local. Mas, no estudo atual, os geólogos chegaram à conclusão que os zircões foram originados de erupções vulcânicas.

 

Este não é o único continente “perdido” do Planeta. Evidências de um pequeno continente que existiu no litoral da Escócia foram encontradas em 2011 por cientistas. Eles acreditam que esse micro continente existiu por lá há cerca de 1 milhão de anos.

[ Smithsonian ] [ Fotos: Reprodução / Smithsonian / Phys ]

Jornal Ciência