Conheça a cachoeira que esconde uma “chama que nunca se apaga”

de Merelyn Cerqueira 0

Em meio a um parque localizado em Chestnut Ridge, em Buffalo, Nova York (EUA), há uma formação natural curiosa e pouco comum.

Chamada de Eternal Flame Falls (Cachoeira da Chama Eterna, em tradução livre), ela invalida completamente a constatação de que fogo e água são impossíveis – pelo menos neste contexto. Apesar da força da queda d’água, a cachoeira esconde uma chama que nunca se apaga.

O fenômeno, aparentemente, tem muito a ver com a ciência, bem como a uma pequena ajuda de alguns caminhantes que passam por ali, segundo informações da Curiosity.

cachoeira-da-chama-eterna_1

A cachoeira em questão é parte de Shale Creek, uma enorme pedra de coloração cinzenta e preta, com 27 metros de comprimento, 400 milhões de anos e que remonta o período Devoniano.

Naquela época, plantas e animais que morriam eram naturalmente enterrados sob camadas de areia, limo e rocha. Assim, após milhões de anos de pressão geológica, a natureza transformou a decomposição dessas vidas em um gás natural rico em metano que ficou preso dentro das pedras.

Logo, esse gás inflamável é eliminado através dessas rochas por meio de rachaduras – e uma rachadura particularmente grande está localizada logo abaixo da cachoeira.

Assim, guiados pelo cheiro de ovo podre emitido pelos compostos sulfurosos do gás natural, os curiosos que caminham por ali chegam até uma pequena gruta sob a água e inadvertidamente iluminam o lugar, reacendendo a “chama eterna”. Uma vez acesa, a chama atinge até 20 cm de altura, que é refletida pela água, oferecendo uma imagem semelhante à de vidro fosco.

De acordo com a Atlas Obscura, o fenômeno já rendeu uma série de lendas criativas, incluindo uma que fala sobre a presença de elfos na região.

Embora seja improvável que você encontre alguma criatura mítica por ali, ainda é uma boa ideia ter cuidado durante as caminhadas. Isso porque, a erosão deixou o solo com raízes expostas, de modo que um caminhante desavisado pode sofrer sérias lesões.

Além disso, durante a época de chuvas, o solo se torna liso e traiçoeiro, derrubando qualquer um que ousar pisar em falso.

Fonte: Curiosity Fotos: Reprodução / Curiosity

Jornal Ciência