Conheça a pimenta mais cara do mundo

de Julia Moretto 0

Você nunca deve estabelecer o preço de uma pimenta de acordo com o seu tamanho. A pimenta Aji Charapita, por exemplo, tem o tamanho de uma ervilha e seu preço está por volta de US$ 35.000.

Nativa das selvas do norte do Peru, a Aji Charapita é conhecida como uma pimenta selvagem e só recentemente passou a ser cultivada para uso comercial. Usada fresca, esta pequena pimenta oferece a molhos um sabor tropical. Porém, ela é mais utilizada em forma de pó, misturada com outros temperos. Embora ainda seja bastante desconhecida na maioria dos países ocidentais, a Aji Charapita é muito procurada entre os conhecedores de pimenta e chefs de restaurante.

A Aji Charapita é muito cara porque tudo de origem peruana possui um valor exorbitante. A alternativa seria comprar algumas sementes on-line e plantá-las. Porém, mesmo se você encontrar um vendedor, o preço da semente não vai ser baixo. Apelidada de “a mãe de todas pimentas“, a Aji Charapita supostamente custa um mínimo de US$ 25.000 o quilo, sendo a pimenta – e a especiaria – mais cara do mundo, juntamente com baunilha e açafrão.

De acordo com a classificação Scolville, ela está entre 30.000 – 50.000 unidades de calor. A Aji Charapita é quase tão picante quanto a pimenta-caiena e de quatro a vinte vezes mais ardente do que a pimenta-jalapeño.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central / Botanichka ]

Jornal Ciência