Concreto condutor de eletricidade é capaz de derreter neve sem produtos químicos

de Bruno Rizzato 0

Uma mistura especial de concreto capaz de derreter o gelo em ruas e calçadas, sem a necessidade de produtos químicos, pode revolucionar as vidas das pessoas que vivem em regiões de forte nevasca. A tecnologia usa eletricidade para derreter neve e granizo acumulados em cima de sua superfície.

O concreto condutor, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, é, em sua maior parte, um tipo comum de concreto. Porém, 20% de sua composição é de rebarbas de metal e partículas de carbono, que dão condutividade suficiente à mistura para que o gelo e a neve sejam derretidos, permanecendo seguro ao contato humano.

Projetado pelo engenheiro civil Chris Tuan, o concreto condutor está, atualmente, sendo avaliado pela US Federal Aviation Administration (FAA), dos EUA, que está avaliando a possibilidade de incorporá-lo em regiões de aeroportos que sofrem com a neve.

“Para minha surpresa, eles não querem usá-lo nas pistas, e sim, no asfalto em torno das áreas demarcadas, por conta do grande número de carros, seja para serviço de bagagem, serviço de alimentação, serviço de lixo, serviço de combustível, etc. Todos precisam entrar nessas áreas. Eles disseram que se pudermos aquecer este tipo de asfalto, então haveria menos – ou nenhum – atrasos relacionados com o clima. Estamos muito otimistas”, relatou Tuan.

O concreto não resolveria apenas os problemas para os atrasos dos voos. Ele está em uso desde 2002, quando Tuan e o Departamento de Estradas de Nebraska fizeram a ponte Roca Spur Bridge, a primeira do mundo a utilizar o concreto condutor, graças aos 52 blocos que derretem o gelo por todo o comprimento da estrada. Tuan diz que este projeto continua sendo o exemplo perfeito de como o concreto pode ser usado para beneficiar a infraestrutura das cidades acometidas pela neve. “As pontes sempre congelam primeiro, pois estão expostas por cima e por baixo. Não é rentável construir estradas inteiras com concreto condutor, mas você pode usá-lo em determinados locais que sempre têm gelo ou buracos”, acrescentou.

Considerando que o degelo por produtos químicos pode levar à corrosão do concreto ou contaminar as águas subterrâneas, Tuan acredita que o concreto condutor não oferece quaisquer perigos ambientais, e é mais barato para implementar. A quantidade de energia usada pela ponte Roca Spur durante uma tempestade de três dias, por exemplo, custaria cerca de 250 dólares (cerca de 1017 reais), muito menos que um caminhão de produtos químicos para degelo.

Um dos benefícios colaterais da tecnologia é que ela inclui magnetita (mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III), para substituir o calcário e a areia utilizados no concreto típico. Esta mistura condutora de eletricidade também consegue proteger o concreto de ondas eletromagnéticas, incluindo as ondas de radiofrequências utilizadas pelos telefones móveis. Isso poderia atrair o interesse de empresas preocupadas com espionagem industrial em locais mais sensíveis.

Enquanto o concreto condutor está em fase de testes, Tuan desfruta de seus benefícios em um local um pouco mais comum. “Eu tenho um pátio no meu quintal que é feito de concreto condutor. Então, eu estou praticando o que estou pregando”, concluiu ele.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Chris Tuan Nguyen e Lim

Jornal Ciência