Nevou no deserto do Saara! Veja as fotos impressionantes do raro fenômeno

de Gustavo Teixera 0

Pode não ser o primeiro lugar em que você esperaria encontrar neve, mas as imagens incríveis mostram o deserto do Saara com neve e, provavelmente, muito frio.

As fotos foram tiradas ontem à tarde pelo fotógrafo amador Karim Bouchetata na pequena cidade Ain Sefra, no deserto do Saara, na Argélia. Ele capturou o incrível momento em que a neve caiu sobre as dunas de areia no maior deserto do mundo.

neve-deserto-do-saara_1

Não é a primeira vez que nevou por lá, a última ocorrência foi em fevereiro de 1979. A neve foi vista anteriormente em Ain Sefra, que é conhecida como “A Porta do Deserto“, quando aconteceu uma tempestade de neve de apenas meia hora de duração.

neve-deserto-do-saara_2

Desta ocasião, a neve ficou por um dia na cidade, que é de cerca de 1.000 metros acima do nível do mar e rodeada pelas montanhas do Atlas. “Todo mundo ficou surpreso ao ver a neve cair nas dunas, é uma ocorrência tão rara. Parecia incrível como a neve caída na areia resultou em um grande conjunto de fotos”, disse Karim, que fez as fotografias.

neve-deserto-do-saara_3

A neve ficou por cerca de um dia e agora derreteu”, completou. O deserto do Saara cobre a maior parte do norte da África e passou por mudanças na temperatura e na umidade ao longo das últimas centenas de milhares de anos.

neve-deserto-do-saara_4

neve-deserto-do-saara_5

neve-deserto-do-saara_6

Embora o Saara esteja muito seco hoje, é esperado que ele seja coberto de verdes florestas outra vez em aproximadamente 15.000 anos. Esta é mais uma prova incontestável dos efeitos do aquecimento global e a mudança climática, que faz com que se tenha neve em um deserto.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência