Cientistas encontram maneira de criar hologramas de pessoas utilizando Wi-Fi

de Julia Moretto 0

Você que está lendo essa matéria, provavelmente sabe da função do Wi-Fi, certo?

Estabelecida a capacidade de conectar o roteador ao seu dispositivo, cientistas alemães conseguiram criar um holograma de pessoas e objetos utilizando apenas o Wi-Fi. 

Os cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha encontraram uma maneira de escanear uma sala usando somente as micro-ondas de rádio emitidas por um roteador Wi-Fi.

O fenômeno foi publicado pelo estudante de física Phillipp Holl em parceria com o professor Friedemann Reinhard, seu supervisor.

screenshot-1

A tecnologia ainda está em fase de aperfeiçoamento, mas pode ser usada para descobrir o que há dentro de um espaço mesmo quando não é possível olhar para ele. De acordo com uma declaração de Holl ao Business Insider, este método pode identificar qualquer objeto que tenha mais de 4 centímetros.

Novo método

Mesmo que já existam alguns métodos de rastreio de movimentos e objetos que usam antenas de Wi-Fi, a tecnologia criada se diferencia por sua forma precisa e inovadora.

De acordo com os criadores, isso ocorre devido à sua emissão de internet sem fio que escaneia totalmente uma sala oferecendo hologramas de alta qualidade.

Seu funcionamento ocorre de maneira simples: uma antena fica fixa e outra se movimenta pelo espaço.

O dispositivo que está fixado apresenta uma espécie de espelho da sala, o que é utilizado como referência no comparativo com os dados criados pela outra antena, que se move pelo ambiente registrando os objetos presentes.

Um dos fatores mais diferenciados é o fato de que as antenas não precisam ser grandes – podem ser, inclusive, as usadas em smartphones.

Hologramas

A novidade criada também possibilita que as antenas registrem a intensidade e a fase de um sinal Wi-Fi.

Segundo Holl, como eles se comportam como os raios laser, as micro-ondas de rádio podem ser interpretadas e registradas em um computador, que transforma todas essas informações em dados quase que no mesmo instante. 

Depois deste processo, o computador consegue criar imagens em duas dimensões que, quando reunidas, viram moldes holográficos tridimensionais.

FonteBusiness Insider / APS Physics Fotos: Reprodução / TecMundo

Jornal Ciência