Qual o melhor lugar da casa para colocar seu Wi-Fi? Físico calculou para responder

de Redação Jornal Ciência 0

Esqueça a boa e velha “tentativa e erro” para encontrar o local ideal de colocar o seu roteador em casa e ter um melhor sinal de Wi-Fi. Agora, você tem a resposta científica para isso!

O físico Jason Cole pesquisou e descobriu uma fórmula que pode orientar você sobre o melhor lugar para posicionar o seu roteador.

Ele começou estudando o que existe por trás da ciência do posicionamento do roteador na tentativa de impulsionar e melhorar o sinal Wi-Fi. Jason primeiro observou a planta arquitetônica de sua casa, dando valores de refração às paredes e fez cálculos usando a equação de Helmholtz.

Com isso ele pôde modelar as ondas eletromagnéticas que são emitidas pelo roteador e encontrar respostas muito interessantes.

Em seu blog chamado Almost Looks Like Work (Quase Parece Trabalho, em tradução livre), Jason descreve todos os cálculos e equações que usou. Primeiro ele sugeriu que a melhor solução seria colocar o roteador no meio da sua casa, resultando em um sinal Wi-Fi melhor.

Isso gerou um problema estético porque colocar o roteador exatamente no meio da sala não tem pontos de acesso para tomadas elétricas, além de ser antiestético.

Então, Jason modificou seu modelo matemático para levar em consideração a absorção das ondas nos materiais da parede, como concreto por exemplo, que impedem o fluxo de ondas perfeitas, formando assim uma onda estacionária.

Isso deu a ele um modelo a ser seguido. Finalmente, ele concluiu o que muitos de nós já suspeitávamos e nos parece óbvio: quanto mais longe você estiver do roteador, mais difícil será a conexão com ele.

Mas, se você posicionar o aparelho corretamente, você pode colocar seu roteador em um local onde as ondas consigam preencher todos os cômodos de sua casa com ondas de oscilação, como você pode ver no vídeo abaixo:

Como você percebe no vídeo, o ângulo no canto da parede em diagonal cria um volume de ondas que impulsiona o preenchimento de todas as partes da casa, melhorando o fluxo e estabilidade do sinal. Isso, é claro, se sua casa tem uma planta de arquitetura parecida com a casa do físico.

Jason ainda criou um aplicativo para Android que consegue mapear o sinal Wi-Fi em sua casa para ajudar você a descobrir onde o roteador deve estar (evitando assim a dor de cabeça de cálculos matemáticos), melhorando o desempenho!

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / The Daily Dot

Jornal Ciência