Britânico vasculha lixões há 8 anos para recuperar HD com R$ 1 bilhão em Bitcoins

de Redação Jornal Ciência 0

Um homem jogou seu antigo HD (disco rígido que armazena os mais diversos dados digitais de um computador) no lixo enquanto fazia uma limpeza em seu escritório no ano de 2013.

O HD rapidamente se juntou à montanha de lixo no aterro local em Newport, País de Gales, Reino Unido. Mal sabia ele à época, que o mesmo disco rígido continha uma carteira cheia de 7.500 Bitcoins   o equivalente a algo em torno de 1 bilhão de reais.

Assim que percebeu, o homem começou uma busca desesperada pelo disco rígido e tem procurado desde então. Nos últimos oito anos, James Howells tem se arrastado por montes de lixo em busca de sua agulha no palheiro de de R$1 bilhão um palheiro do tamanho de um campo de futebol. 

“Eu conversei com um dos homens do aterro, expliquei a situação. E ele realmente me levou em seu caminhão até o local, a vala atual em que eles estão trabalhando é do tamanho de um campo de futebol”, disse Howells em uma entrevista com o The Guardian em 2013.

“Estou a ponto de rir ou chorar sobre isso. Por que não estou lá com uma pá agora? Acho que estou resignado a nunca ser capaz de encontrá-lo”, lamenta o jovem. 

Depois dessa conversa, Howells quase resignou-se com o fato de que sua fortuna nunca seria encontrada. Mas logo depois, ele próprio começou uma busca e ainda acredita que há esperança de que a unidade seja recuperada e legível em seu estado provavelmente deteriorado.

Em um último esforço, ele agora recrutou residentes de sua cidade local para se juntar à caça, com a promessa de milhões se a busca tiver sucesso.   

As probabilidades estão certamente contra ele, agravadas pela recusa do conselho de Newport a qualquer voluntário em entrar no local. Citando os danos ecológicos que escavar o aterro causaria, a falta de uma licença para revistar o lixo e a absoluta incerteza de que o disco rígido ainda esteja lá, o conselho não permitirá que ninguém examine o lixo, relata a CNBC

Infelizmente, se Howells não conseguir encontrar o HD, o Bitcoin estará perdido para sempre. Como a maioria das criptografias, o Bitcoin não pode ser rastreado e você não podia fazer backup de sua carteira nos primeiros dias da mineração.

Isso levou a cenários infelizes em que as pessoas perdem a unidade física em que está a criptografia, como Howells, ou esquecem a senha como o homem Stefan Thomas, da Suíça, que tem apenas algumas chances de encontrar sua senha antes de ser bloqueado de uma fortuna de $ 240 milhões em Bitcoins, relata a CNBC. 

Fonte(s): IFLScience Imagens: Reprodução / HD Upgrade

Jornal Ciência