Alinhamento de estrelas previsto para 2028 poderá ajudar na busca por vida em outros planetas

de Merelyn Cerqueira 0

Um evento gravitacional raro, previsto para ocorrer em 2028 em nosso Sistema Solar, resultará no alinhamento das estrelas Alpha Centauri A e B com uma gigante vermelha.

Isto criará um círculo de luz que poderá ser utilizado para determinar a presença e massas de planetas mais próximos. Logo, aos ufólogos e simpatizantes em plantão, este será o momento ideal para procurar evidências de vida em outros planetas, segundo informações do jornal Daily Mail.

alinhamento-estelar_01

O evento foi previsto pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), e vem logo após astrônomos anunciarem a descoberta de Proxima B, um planeta aparentemente semelhante à Terra que teria condições de abrigar vida alienígena. As previsões foram feitas com base nas trajetórias de Alpha Centauri A e B, um par de estrelas de movimento rápido localizadas em nosso Sistema Solar. A partir de dados novos e de arquivos, os pesquisadores conseguiram determinar o movimento de ambas pelos próximos 34 anos.

Assim, assumiu-se que, em 2028, um evento de lente gravitacional poderá ocorrer. É quando a luz de um objeto distante será dobrada em torno de uma estrela mais próxima de seu campo gravitacional – proporcionando a oportunidade para procurar planetas nas proximidades do Sistema Solar.

O fenômeno foi previsto por Einstein em 1916, quando propôs sua teoria da Relatividade Geral. Quando dois objetos estão estreitamente alinhados, os astrônomos podem ter um vislumbre do que foi chamado de “anel de Einstein”, caracterizado por um círculo de luz que se curva ao redor de objetos mais próximos. Logo, a Alpha Centauri A, se moverá para frente de uma estrela gigante vermelha, chamada S5.

Em um comunicado, a ESO revelou que a oportunidade em questão é “particularmente interessante à luz da recente descoberta do planeta Proxima B”, que orbita a terceira estrela do mesmo sistema, conhecido como Proxima Centauri. Tida como “a segunda Terra”, Proxima B está relativamente perto de nossa estrela mais próxima. Missões para enviar naves espaciais ao planeta para examinar a presença de sinais de vida já estão em planejamento, podendo ocorrer dentro de algumas décadas.


[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência