Afinal, de que cor são estes morangos? Cuidado para não errar a resposta

de Merelyn Cerqueira 0

Desde que o “o vestido” dividiu o mundo em 2015, desafios envolvendo ilusão de ótica estão cada vez mais populares na internet. Produzidos com a finalidade de entreter, eles podem envolver objetos escondidos em cenários, cores desconcertantes  e até mesmo vir acompanhados de exames de personalidade. O fato é que, eles são inegavelmente divertidos e é por isso que rapidamente se tornam populares nas redes e mídias sociais.

Dito isto, a imagem que você verá abaixo, compartilhada recentemente no Twitter pelo professor e psicólogo experimental, Akiyoshi Kitaoka, é a nova sensação online em relação às ilusões de óticas. Ela basicamente traz uma tortinha de morangos, mas está causando grande discórdia na internet em relação a sua verdadeira cor. Afinal, os morangos são vermelhos ou cinza?

morango_1

Embora pareça mostrar um monte de morangos vermelhos, e aparentemente registrados sobre um filtro azul, a verdade é que, segundo Kitaoka, não há um pixel vermelho na imagem. “A ilusão pelo método bicolor, embora tenha sido toda produzida em pixels cianos (azul-verde), ainda faz com que os morangos pareçam vermelhos”, disse ele no Twitter.


De acordo com o especialista em percepção visual, Bevil Conway, do Instituto Nacional de Olhos, a imagem é mais um exemplo que temos da ação do cérebro de “colorir corretamente o mundo”. “Se você se imaginar passeando por sob um céu azul, esse azul é, em algum sentido, visto ‘poluindo’ tudo o que você vê”, disse ele ao Motherboard. “Se você pegar uma maçã vermelha e imaginá-la sob um céu azul, há uma maior possibilidade de comprimentos de onda azuis entrarem em seus olhos”.

Se você colocar essa maçã sob uma luz fluorescente ou incandescente sem o mesmo viés, os pigmentos na maçã serão exatos, porque o conteúdo espectral da fonte de luz é diferente”, explicou. “O espectro que entra no seu olho e o que é refletido pelo objeto é diferente”.

ilusao-morango

Alguns usuários no Twitter provaram a ausência de pixels vermelhos isolando as partes supostamente vermelhas da imagem em um fundo branco. Como resultado, apenas tons de cinza e azul se tornaram visíveis.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que Kitaoka compartilha ilusões de ótica. Em sua página na internet ele já publicou uma série de imagens semelhantes e tão curiosas quanto o caso da tortinha de morangos.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência