A surpreendente descoberta do gene da “bexiga fraca” pode ajudar milhões de pessoas

de Gustavo Teixera 0

Os cientistas fizeram uma descoberta no tratamento da incontinência urinária feminina, identificando os genes que desencadeiam a doença.

Sua descoberta traz esperança de que o problema, que afeta milhões de mulheres, poderia eventualmente ser curado pela adaptação de medicamentos existentes. 

Em 25% das mulheres que sofrem incontinência, a necessidade de tratamento é urgente, dizem os especialistas. 

No momento, as terapias incluem exercícios do assoalho pélvico e treinamento da bexiga com conselhos para beber menos líquido e perder peso. Em alguns casos, ela é tratada cirurgicamente.

A condição, que ocasionalmente aflige metade de todas as mulheres em graus variados, é muitas vezes provocada pelo parto natural e a menopausa, embora algumas sofram com ela desde a infância.

Em mais da metade de todos os casos, o problema parece ser herdado. Uma em cada quatro mulheres sofre de “incontinência de estresse” associada a risos, espirros, tosse, exercícios ou movimentos que exerçam pressão sobre a bexiga.

A descoberta ocorreu porque os genes ligados à incontinência urinária já estão associados a duas outras condições para as quais existem tratamentos medicamentosos testados. 

Espera-se que esses medicamentos, que já estão disponíveis, possam ser adaptados. Dr. Rufus Cartwright, pesquisador visitante do Departamento de Epidemiologia do Imperial College de Londres, falou sobre o assunto à Sociedade Europeia de Genética Humana.

Dr. Cartwright disse: “25% das mulheres adultas vão ter incontinência grave o suficiente para impactar sua qualidade de vida. Encontrar uma causa genética e uma rota potencial de tratamento é, portanto, uma prioridade.”

Os pesquisadores estudaram 9.000 mulheres de três grupos na Finlândia e no Reino Unido. Eles descobriram que os genes que afetam a incontinência estavam em uma área semelhante àqueles relacionados com hipertensão pulmonar e síndrome de Raynaud – onde espasmos das artérias reduzem o fluxo sanguíneo.

Dr. Cartwright disse: “Estudos anteriores não tinham confirmado quaisquer causas genéticas para a incontinência. Embora eu estivesse sempre esperançoso que nós encontraríamos algo significativo, havia uns desafios principais envolvidos em encontrar mulheres participar, e então coletar a informação sobre a incontinência. Foram necessários mais de cinco anos de trabalho”.

“Sabemos que uma cesariana oferece proteção substancial contra a incontinência. No entanto, em toda a Europa há esforços para reduzir as taxas de cesárea, e estabelecer esse programa durante a gravidez pode ir contra os objetivos políticos atuais em muitos sistemas de cuidados de maternidade”, finalizou.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência