TOP 5 dicas para fazer as pessoas gostarem de você rapidamente

de Bruno Rizzato 0

Apenas poucos segundos após conhecer alguém, as pessoas já fazem julgamentos sobre a personalidade alheia, tirando conclusões precipitadas. Essas avaliações podem influenciar na vontade de interagir, ou até mesmo na vontade de fazer amizade com alguém.

Um livro chamado “How to Make People Like You in 90 Seconds or Less” (traduzindo: “Como fazer as pessoas gostarem de você em 90 segundos ou menos”), do palestrante e escritor Nicholas Boothman, destaca uma estratégia fundamental para agir ao conhecer alguém na hora de cumprimentar essa pessoa. Segundo o autor, as 5 dicas levam apenas quatro segundos. Conheça elas:

Dica 1: Esteja sempre aberto, literalmente, a conhecer pessoas

Boothman diz que é essencial expandir o corpo, deixando-o exposto, e ter atitude. Em termos de linguagem corporal, é preciso “apontar o seu coração” diretamente para a pessoa que você está encontrando. Não cubra o seu coração com as mãos ou os braços. Se você estiver vestindo uma jaqueta, é melhor desabotoá-la antes. É igualmente importante cultivar uma atitude positiva. Na hora de cumprimentar a pessoa, Boothman diz que é preciso sentir e passar positividade e alegria.

Dica 2: Faça contato visual

Boothman diz ser essencial iniciar o contato visual e deixar seus olhos refletirem sua atitude positiva. Se você se sentir desconfortável fazendo contato com os olhos, ele sugere uma estratégia para se acostumar com isso. Basta, por exemplo, ao assistir TV, reparar na cor dos olhos das pessoas e dizer seus nomes em sua cabeça. No dia seguinte, faça a mesma coisa com cada pessoa que conhecer.

Apenas certifique-se de olhar para longe, em algum momento, assim como Carol Kinsey Goman relata na revista Forbes, pois muito contato nos olhos pode parecer rude ou intimidante para a outra pessoa. Sorrir pode passar a mensagem de que você é sincero.

Dica 3: Sorrir sempre

Boothman aconselha ser a primeira pessoa a sorrir no encontro com um estranho. Você vai enviar a mensagem de que você é sincero. A pesquisa também sugere que sorrir quando você encontra alguém em um contexto feliz é uma maneira útil de causar uma boa lembrança na outra pessoa.

Dica 4: Cumprimente sempre verbalmente

Diga sempre “oi”, “ei”, “olá” ou utilize outra saudação. O importante é verbalizar o prazer de estar conhecendo outra pessoa. Em seguida, estenda sua mão. Certifique-se de dar um aperto de mão firme, que geralmente cria uma impressão mais positiva. Quando a pessoa que você está conhecendo disser seu nome, tente repeti-lo algumas vezes. Por exemplo, você pode dizer: “Sara. Prazer em conhecê-la, Sara!”.

Se você conhecer várias pessoas e não conseguir apertar a mão de todas, Boothman diz que é possível realizar um aperto de mão sem mão. Faça tudo que você faria normalmente, direcionando seu coração, dizendo “olá”, sorrindo e sem precisar estender a mão.

Dica 5: Não seja grudento

Não há nenhuma necessidade de abraçar ou ficar muito perto da pessoa que você está conhecendo. Boothman sugere uma “inclinação para a frente quase imperceptível” para mostrar que você está aberto e interessado no que a pessoa tem a dizer.

[ Independent ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência