Em Nova Orleans, o número de mortes acidentais relacionadas ao consumo de drogas excede o de assassinatos

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com dados do Escritório Legista Paroquial de Nova Orleans (The Orlseans Parish Coroner’s Office) o número de mortes acidentais relacionadas ao consumo de drogas, pela primeira vez, excedeu os casos de assassinato na cidade. Em 2016, o número de overdoses foi de 211, enquanto que os assassinatos foram responsáveis por 175 mortes.

Segundo o Daily Mail, as mortes foram relacionadas a uma epidemia nacional de dependência de opiáceos nos EUA. De 166 mortes identificadas, a droga Fentanil– muitas das vezes prescrita para dores relacionadas ao câncer, embora também seja encontrada no mercado ilegal e transformado em heroína – foi a responsável por 48 delas.

New_Orleans

Outras drogas comumente encontradas nas overdoses relatadas incluem heroína, cocaína, metanfetaminas, anfetaminas, e analgésicos como Oxy Contin.

Muitas das vezes, porque há mais de um medicamento presente nos corpos, os toxicologistas encontram dificuldades em decifrar qual deles provavelmente causou a morte, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

“Nova Orleans está em meio a uma crise de saúde pública acelerada de mortes relacionadas a drogas, impulsionada principalmente, mas não exclusivamente, pela epidemia nacional de opiáceos”, disse o médico legista Dr. Jeffrey Rouse em um comunicado de imprensa. 

“Medicamente, expandir o acesso a todos os níveis de tratamento de dependência é a solução, antes que as pessoas acabem em meu escritório”, acrescentou.

“No que se refere à justiça penal, apelo a todos os níveis para que apoiem e ampliem os programas de desvio de drogas e os tribunais de drogas que priorizam o tratamento, e não a punição para os usuários”.

Em dezembro do ano passado, o CDC anunciou que em 2015, pela primeira vez na história dos EUA, mais pessoas morreram por overdose de heroína do em homicídios.

Já em 2016, das 166 mortes acidentais relacionadas ao consumo de drogas, 48 tinham fentanil no sistema, 105, cocaína e 18,metanfetaminas e anfetaminas, com os homens representando cerca de 80% dos casos.

O problema de Nova Orleans, que também foi relatado de forma semelhante em Baltimore, também resultou em um aumento no número de crimes, o que as autoridades assumem estar relacionado com o problema das drogas. 

“Para obter heroína e pílulas, as pessoas precisam de dinheiro”, disse Paul Noel, da NOPD. “Acho que estamos vendo, não apenas aqui, mas em outras cidades também, que o crime violento e os roubos estão sendo alimentados pela necessidade de narcóticos adicionais”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikimedia

Jornal Ciência