Mapas da NASA revelam que a cidade norte-americana de New Orleans está afundando para dentro do mar!

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado em colaboração de diversos grupos científicos, feitos entre junho de 2009 a julho de 2012, mostrou que New Orleans, cidade de Louisiana, nos Estados Unidos, está afundando em “taxas altamente variáveis” para dentro do mar.

Dessa forma, toda a cidade foi mapeada com ajuda de um avião não tripulado da NASA – Aerial Vehicle Synthetic Aperture Radar (UAVSAR) – que através de radares conseguiu esquematizar toda a região.

Nova-Orleans-esta-afundando_01

Só em Bonnet Carré Spillway, um vertedouro que visa controlar as inundações locais durante a primavera, foi registrado um recuo de cerca de 4 centímetros por ano. Conforme relatado pelo Mail Online, são vários fatores realizados pela ação humana na natureza que podem ser associados a esse fato, tal como a retirada e tratamento de água, exploração de petróleo e gás, compactação de sedimentos superficiais, afundamento da crosta da Terra a partir do peso desses sedimentos e movimentos verticais contínuos de áreas cobertas por geleiras. 

Os especialistas chamam esse fenômeno de “afundamento”, pois é quando a Terra afunda em resposta às causas geológicas ou induzida pelas ações do homem. De acordo com o radar da NASA, as taxas mais elevadas de afundamento foram encontradas ao longo do rio Mississippi, próximo de áreas industriais e em Michoud – anualmente, ambas sofreram cerca de 5 centímetros de afundamento.

Nova-Orleans-esta-afundando_02

Embora um grande número de estudos esteja sendo utilizado, os pesquisadores descobriram que os principais culpados por essa queda de elevação foram o bombeamento de águas subterrâneas e processos de desidratação. No caso de New Orleans, essas foram as principais causas.

De acordo com a cientista e principal autora da pesquisa, Cathleen Jones, “as agências poderiam utilizar esses dados para implementar, de forma mais eficaz, ações para remediar e reverter os efeitos desse afundamento. A longo prazo, poderiam melhorar a resiliência costeira de New Orleans”.

Entretanto, este estudo não é o primeiro a revelar que as regiões costeiras de Nova Orleans estão afundando lentamente em direção ao oceano. No ano passado, uma equipe de pesquisadores sugeriu que a única maneira de salvar essas áreas é reduzindo as emissões de carbono na atmosfera e investir no uso de combustíveis renováveis.

Nova-Orleans-esta-afundando_03

Os cientistas já estabeleceram que, se nada for feito para reduzir a queima de combustível fóssil até o ano de 2100, o planeta terá de enfrentar o aumento do nível do mar de 4,3 até 9,9 metros, conforme dito por Ben Strauss, vice-presidente de impactos do nível do mar e clima no Climate Central. “Mesmo em um cenário de redução de emissões de carbono, na melhor das hipóteses, 98% das terras habitadas em Nova Orleans estariam abaixo do nível do mar”, disse. “Sendo assim, é apenas uma questão de construção de defesas adequadas ou, eventualmente, abandonar a cidade”.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail / NASA ]

Jornal Ciência