A formação do Himalaia pode ter destruído um continente inteiro, aponta estudo

de Julia Moretto 0

O que há na camada abaixo de nós é realmente algo misterioso. As placas tectônicas são responsáveis por diversas coisas, incluindo a criação e a destruição dos continentes. Porém, os cientistas não possuem provas suficientes sobre isso.

De acordo com um trio de pesquisadores da Universidade de Chicago, a crosta continental desapareceu, dando origem aos continentes. Segundo eles, os Himalaias foram criados durante a colisão entre Índia e da Eurásia, entre 60 e 40 milhões de anos atrás. E o mais interessante: eles ainda estão sendo construídos! Usando tecnologia de ponta, a equipa calcula com precisão o quanto de massa havia na região antes, durante e após o acidente das placas tectônicas. “O que descobrimos é que metade da massa que estava lá, há 60 milhões de anos, está ausente da superfície da Terra hoje“, explicou a geofísica Miquela Ingalls.

O estudo que foi escrito na Nature Geoscience diz que cerca de 450 trilhões de toneladas desapareceram. Para se ter ideia, esse valor é 45 vezes a massa do cometa 67P. A única alternativa é a costa ter afundado, porém há um grande problema com esta ideia. Caso uma placa continental colida com uma placa oceânica, a continental desliza sobre a oceânica porque ela é mais densa. A crosta oceânica, em seguida, desintegra lentamente.

Por outro lado, se dois pedaços crosta continental – com aproximadamente a mesma densidade – colidem, eles se curvam e crescem verticalmente, criando enormes montanhas. Os cientistas não acreditam que a crosta continental tenha afundado como a crosta oceânica. “Nós somos ensinados em Geologia 101 que a crosta continental é flutuante e não pode descer para o manto“, explicou Ingalls.

No entanto, usando dados geológicos e simulações notáveis, a equipe demonstrou que muitas vezes a explicação mais simples é a provável. Depois de excluir as demais possibilidades, eles concluíram que metade da crosta continental envolvida neste acidente colossal deve ter afundado nas profundezas e depois ter sido reciclada. Esta crosta continental seria como uma garrafa de plástico flutuando em um lago. A sua densidade seria tão baixa que poderosas forças tectônicas devem tê-la empurrado para dentro do manto.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência