Ohio processa 5 principais empresas farmacêuticas por “abastecerem a epidemia de opioides”

de Julia Moretto 0

O estado de Ohio processou cinco grandes fabricantes de medicamentos – Purdue Pharma, Endo Health Solutions, Teva Pharmaceutical Industries e a subsidiária Cephalon, Johnson & Johnson e subsidiária Janssen Pharmaceuticals e Allergan– porseu papel na epidemia de opiáceos.

No processo, o procurador-geral do estado, Mike De Wine, alega que essas cinco empresas “ajudaram a criar uma crise de saúde que teve consequências financeiras, sociais e mortais de longo alcance no Estado de Ohio”. 

O processo – o segundo realizado nos Estados Unidos – acusa as empresas de se envolverem em uma campanha de marketing sustentada para minimizar os riscos de dependência dos medicamentos opioides e exagerar nos benefícios de seu uso para problemas de saúde, como dor crônica.

“Nós acreditamos que as evidências mostrarão que essas empresas farmacêuticas deliberadamente induziram os médicos em erro sobre os perigos relacionados aos medicamentos contra dor que eles produziram, e que eles fizeram isso com o objetivo de aumentar as vendas”, disse DeWine. Perguntado pelo Robert Siegel da NPR, se os médicos tinham um papel próprio na prescrição excessiva de medicamentos potencialmente perigosos, De Wine disse que a maioria das falhas dependem de uma cultura criada por essas empresas.

Em uma declaração fornecida ao Cleveland Plain Dealer, uma porta-voz da Janssen, um dos arguidos, chamou o processo legal e factualmente infundado: “Janssen atuou de forma adequada, responsável e no melhor interesse dos pacientes em relação aos nossos medicamentos contra a dor de opioides, que são aprovados pela FDA e trazem avisos do FDA sobre os riscos conhecidos dos medicamentos em cada etiqueta do produto”.

Purdue Pharma, outro réu, disse à The Plain Dealer que está envolvida na busca de combater o vício de opioides generalizado: “A OxyContin representa menos de 2% do mercado de prescrição de analgésicos opioides a nível nacional, mas somos um líder da indústria no desenvolvimento de tecnologia anti abuso, defendendo o uso de programas de monitoramento de medicamentos prescritos e apoio ao acesso a Naloxone– todos os componentes importantes para lutar contra a crise dos opioides”.

O estado de Ohio estima que cerca de 200 mil pessoas nas suas fronteiras são viciadas em opioides– um número aproximadamente igual à população total de Akron.

Fonte: NPR Fotos: Reprodução / NPR

Jornal Ciência