Especialista diz que tomar café da manhã é prejudicial e forçar as crianças a tomá-lo é “abuso infantil”

de Julia Moretto 0

Tomar café da manhã pode ser perigoso e forçar as crianças a esse tipo de alimentação é um “abuso infantil“, de acordo com o professor Terence Kealey. Segundo ele, essa prática coloca as pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade.

 

O bioquímico, que era anteriormente um acadêmico na Universidade de Cambridge, alega que os estudos que mostram crianças obtendo melhores resultados em provas depois de tomarem café da manhã na escola são enganosos.

 

Ele acrescentou que o café da manhã oferecido em algumas escolas em áreas desfavorecidas não ajuda a função cerebral dos alunos, mas sim reduz as taxas de absentismo escolar. Eu deixaria as crianças decidirem se querem café da manhã. Se você está preocupado, ofereça uma maçã ou algo assim, mas a ideia de que você deve forçá-las a tomar café da manhã é uma forma de abuso infantil“, explicou.

 

Mas seu conselho para evitar a refeição não se aplica apenas às crianças. Ele acredita que comer de manhã também coloque os adultos em risco de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade. Ele acredita que é uma refeição perigosa, porque aumenta os níveis de glicose no sangue quando eles já estão muito altos.

 

Sua teoria é que o corpo humano possui de manhã níveis elevados do cortisol e que tomar o café da manhã apenas nos incentiva a comer mais durante o dia. Ele também disse que a maioria dos estudos sobre o café da manhã foram “financiados por Kellogg’s ou General Mills” e são tendenciosos.

 

Há uma comunidade científica que há cem anos determinou que todos deveríamos tomar café da manhã e, em certo sentido, enganou a si mesma tanto quanto enganou qualquer outra pessoa nos dados coletados“, explicou.

 

No entanto, a nutricionista pediátrica Jennifer Rosborough ficou cética em relação às afirmações do acadêmico. “A nossa recomendação é que é útil tomar café da manhã, já que ele ajuda as pessoas a serem mais saudáveis, impedindo que elas sintam fome durante todo o dia”. Segundo ela, é a primeira vez que ela escuta as afirmações de Kealey.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência