Entenda como plantas nascem em fios elétricos

de Julia Moretto 0

Desde pequenos somos ensinados que as plantas precisam de terra e água para viver. Então, como é possível que elas cresçam nos fios elétricos? Bom, essas plantas são conhecidas como epífitas, e as mais populares são as bromélias e orquídeas.

O curioso sobre as epífitas é que elas necessitam de outras plantas para se fixarem em algum local, utilizando-as como suporte. Elas também são capazes de armazenar nutrientes e água sem precisar do solo. Outro fator que auxilia a chegada da planta em locais altos são suas sementes leves que voam longas distâncias. 

Essas características fazem com que elas possam surgir em locais diferentes, como copa e tronco de árvores, rochas e até mesmo fios da rede elétrica. No caso dos fios, por exemplo, as mais comuns são as bromélias do gênero Tillandsia. Essa planta possui tricomas na superfície das folhas, um tipo de proteção que retira nutrientes do ar e da poeira, ajudando na sua sobrevivência. Além disso, os tricomas protegem a planta da radiação solar, diminuindo a perda da água.

Em locais mais secos, essas plantas fazem a fotossíntese de forma diferente. Para realizar o processo, elas se abrem apenas durante a noite para absorver o dióxido de carbono, diminuindo a perda de água.  

Apesar de suas diferenciações, essas plantas possuem alta taxa de mortalidade e baixa taxa de crescimento de novas plantas nesses locais.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência