TOP 5 plantas raras e surpreendentes que você talvez não conheça!

de Bruno Rizzato 0

Separamos 5 espécies surpreendentes de plantas que muitas pessoas, provavelmente, nunca viram. Infelizmente, a maioria destas espécies está ameaçada de extinção. Por isso, vale a pena conhecê-las e, quem sabe, conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza:

1 – Cypripedium calceolus

01-Cypripedium-calceolus

Encontrada na Europa, a Cypripedium calceolus é o tipo mais raro de orquídea selvagem do continente. A planta está extinta na Grécia e tornou-se ameaçada de extinção na Inglaterra. Desde 1917, políticas de proteção ambiental têm destinado muitos esforços para a conservação dessa planta.

Além de ter uma das reproduções mais difíceis entre as plantas, um único corte seu é vendido por cerca de 20 mil reais, aumentando a exploração. As sementes não fornecem qualquer tipo de alimento para a planta, por isso, ela desenvolve uma relação simbiótica com um fungo específico.

Esse fungo alimenta a planta até o momento em que ela torna-se capaz de produzir alimentos por conta própria. Informalmente chamada de sapatinho de senhora, ela ganhou o apelido pela semelhança com um sapato de cor amarela com manchas vermelhas no interior. Geralmente, suas pétalas são trançadas em roxo ou marrom. Essa planta foi descoberta pela primeira vez por três botânicos: Dodoens, Clusius e L’Obel, na Europa.

2 – Psychotria elata

02-Psychotria-elata

Semelhante aos lábios de uma mulher, a Psychotria elata é comumente conhecida como flor-de-lábios e lábios-de-prostituta. A planta é encontrada nas florestas tropicais da Colômbia, Costa Rica, Panamá e Equador. Devido ao desmatamento, está ameaçada de extinção.

Essa planta bienal traz brácteas (uma espécie de folha que protege a inflorescência ou as flores em desenvolvimento) vermelhas brilhantes que lembram os lábios de uma mulher usando batom vermelho. A partir dessas brácteas, pequenas flores brancas emergem servindo de alimento para beija-flores e borboletas.

3 – Lotus berthelotii

03-Lotus-berthelotii

A Lotus berthelotii se assemelha ao bico colorido de um papagaio. Desde 1884, essa planta foi declarada como extremamente rara. Acredita-se que esteja praticamente extinta na natureza. A planta é nativa das Ilhas Canárias e possui flores avermelhadas, com cerca de 2 a 4cm de comprimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um fato interessante sobre essa planta impressionante é que ela se reproduzia com a ajuda da polinização de pássaros. Os colibris, que ajudavam na sua polinização, foram extintos nas Ilhas Canárias, levando ao desaparecimento da flor. Atualmente, muitas pesquisas estão sendo feitas para encontrar novos polinizadores que possam ajudar a salvar a população restante da planta.

4 – Epipogium aphyllum

04-Epipogium-aphyllum

Epipogium aphyllum, vulgarmente conhecida como orquídea-fantasma (não a confunda com a Orquídea Fantasma da América), recebeu esse nome por estar extinta há quase 20 anos. Atualmente, foram encontrados exemplares em algumas áreas do Reino Unido, depois de um longo tempo. Também estariam crescendo na França, Japão e Rússia. Geralmente originária de florestas de carvalhos e pinheiros de áreas com invernos frios, ela seria de difícil propagação, pois não possui folhas. Portanto, nenhuma fotossíntese ocorre e ela não é capaz de produzir seu próprio alimento, dependendo de fungos.

A planta pode sobreviver no subsolo por longos períodos de tempo e só florescer quando as condições ideais estiverem disponíveis. Possui cerca de 12 caules e tem de 3 a 4 flores em algum momento da vida. Muitos entusiastas de orquídeas procuram desenfreadamente algumas dessas espécies.

5 – Tacca chantrieri

05-Tacca-chantrieri

Tacca chantrieri é famosa por seu formato e sua cor. Parecendo um bastão com flores negras, essa planta de florescência é frequentemente confundida com um morcego. Suas flores possuem quase 30 centímetros de largura e filamentos parecidos com bigodes que atingem até 71 centímetros.

Também estão disponíveis em tons brancos e castanhos, com brácteas verdes ou brancas. São, geralmente, encontradas em áreas de floresta tropical da província de Yunnan, na China. A planta atinge até 91 centímetros de altura e requer solo bem drenado e clima úmido para crescer de forma ideal. Atualmente, a espécie está em extinção.

 [ Amazing List ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência